Prefeitura intensifica a irrigação dos canteiros centrais e passeios públicos

By -

irrigacao2A Prefeitura de Manaus está intensificando o trabalho de irrigação dos canteiros centrais, praças e passeios públicos da cidade, onde é desenvolvido o trabalho de arborização urbana, dentro do Programa Manaus Verde e Viva. O trabalho é feito diariamente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), obedecendo a uma programação de locais onde estão plantadas mudas ornamentais e arbóreas, sempre nos horários de menor fluxo de veículos para não causar transtornos ao trânsito.O caminhão-pipa utilizado no serviço tem capacidade para armazenar 10 mil litros e é equipado com uma mangueira e um canhão d’água, que permitem um raio de abrangência maior na hora de molhar o solo. O serviço de irrigação é feito ao longo de todo o dia, de segunda-feira a sábado, sendo que os horários vão depender das condições de trafegabilidade das vias.

irrigacaoo1

De acordo com diretora de Arborização e Paisagismo da Semmas, Rosemary Bianco, a finalidade é fazer com que as mudas plantadas mais recentemente possam sobreviver a esse período intenso de estiagem e possam continuar embelezando a cidade. O caminhão teve a contratação financiada pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (FMDMA) e dará prosseguimento ao trabalho após o período de estiagem, uma vez que a intenção da Semmas é retomar o trabalho de plantio a partir do início das chuvas, em janeiro. Segundo a diretora de Arborização, a manutenção do serviço é importante até porque mesmo durante o inverno ocorrem períodos sem chuva.

pipa

A programação do trabalho de irrigação obedece aos critérios de tempo de plantio e quantitativo de mudas. “Na nossa programação inicial, definimos que cobriríamos todas as áreas, priorizando sempre aquelas nas quais ocorreram plantios mais recentemente e onde as mudas não estão completamente desenvolvidas”, explica Bianco. Entre os locais, estão a Praça Coronel Jorge Teixeira, o Complexo Viário 28 de Março, a Avenida Natan Xavier, a Praça Nossa Senhora de Nazaré, Bola das Letras e Avenida do Turismo, entre outras.  “Este é um trabalho de extrema importância porque conseguimos manter as plantas vivas e bonitas neste período em que normalmente elas perecem devido ao forte calor”, afirma a diretora.

Mario Dantas