Prefeitura intensifica fiscalizações na Manaus Moderna

By -

MANAUS-MODERNA-FISCALIZAÇAO-01A Prefeitura de Manaus, em uma ação conjunta envolvendo 11 secretarias municipais e a Polícia Militar, fez nesta sexta-feira, 17, a primeira operação “Viva Centro” do ano. A ação foi na área da Manaus Moderna, uma das mais antigas e movimentadas da cidade.

MANAUS-MODERNA-FISCALIZAÇAO-02“Há dois anos a gente vem fazendo, rotineiramente, operações de fiscalização e orientação aqui na orla. A Manaus Moderna é um desafio, porque tem inúmeros problemas. Todo o interior do estado é abastecido aqui, tem duas grandes feiras e uma concentração enorme de serviços numa área pequena”, explica Glauco Francesco, secretário da Semc e coordenador da operação.

MANAUS-MODERNA-FISCALIZAÇAO-03Nesta sexta, várias irregularidades foram encontradas e combatidas, como estacionamento em local proibido, venda de alimentos por ambulantes e barracos- que serviam de moradia- obstruindo o passeio público. Trinta e sete carros foram multados pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), moradores de rua realocados e cadastrados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh). Carrinhos e bancas de alimentos também foram apreendidos por fiscais da Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab).

MANAUS-MODERNA-FISCALIZAÇAO-05“No trânsito, as principais infrações foram estacionamento em fila dupla, no canteiro central e em vaga preferencial. Com a conclusão das obras, nós vamos sinalizar isso aqui tudo. Vai ter área para carga e descarga para frete e outras coisas mais. Aí a tolerância com as irregularidades vai ser ainda menor. Com tudo demarcado, ninguém vai ter desculpa para bagunçar aqui nessa área”, explica Lucijane Barros do Manaustrans.

MANAUS-MODERNA-FISCALIZAÇAO-04As obras a que a fiscal se refere são as de revitalização da orla, executadas pela Seminf e previstas para serem concluídas no próximo mês. “Muito em breve já será possível perceber mudanças na paisagem da Manaus Moderna. Nosso objetivo é requalificar todo esse espaço urbano. As intervenções no calçamento, colocação de guarda-corpo e sinalização estão a todo vapor e isso já dará um aspecto melhor à orla. Mas não é só isso. A população precisa perceber que o poder público está presente e por isso faremos fiscalizações permanentemente. Essa foi apenas a primeira de muitas operações programadas para este ano”, acrescentou o secretário da Semc.

MANAUS-MODERNA-FISCALIZAÇAO-06“Conversar e orientar. Esse é o objetivo principal da ação. Por isso, instruímos os funcionários da prefeitura a fazerem abordagens, principalmente, de advertência. Eles já têm bastante experiência nisso, mas orientamos mais uma vez porque a população precisa entender que essas operações são para o bem de todos, por isso a maneira como as conduzimos é tão importante”, explicou Geórgia Seki, coordenadora do Comitê de Gestão Integrada- GGI.

MANAUS-MODERNA-FISCALIZAÇAO-07Entre as ações educativas, destaque para o trabalho desenvolvido pela equipe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas. Eles deram orientações sobre descarte correto e reaproveitamento de resíduos aos permissionários da Feira da Banana. Também houve serviços de poda em 40 árvores, no trecho que vai da Feira da Banana até o Makro. No local, foram replantados também cinco novas mudas, sendo três ipês e dois paus-pretinhos, complementando assim a arborização do passeio público na área.

Roberto Brasil