Prefeitura instala nova rede de drenagem profunda em via principal do Manoa

By -

AF-07-03-2016-DRENAGEM-AV FRANCISCO-MANOA_Alexandre Fonseca (3)

A rua Francisco de Queiroz, uma das principais vias de acesso ao conjunto Manoa, no bairro Cidade Nova, zona Norte, ganha uma nova rede de drenagem profunda instalada pela Prefeitura de Manaus. Os trabalhos, executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciaram nesta segunda-feira, 7.

As ações começaram no cruzamento da rua A com a instalação de 30 metros de tubulações, ainda em 2025. Agora a rede segue sendo ampliada para a via principal do conjunto. Por se tratar de uma rua com intenso fluxo de veículos, agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) atuam no local orientando os motoristas para dar fluidez ao tráfego de veículos e de pedestres.

AF-07-03-2016-DRENAGEM-AV FRANCISCO-MANOA_Alexandre Fonseca (8)

A nova rede de drenagem profunda que está sendo instalada pela prefeitura terá 600 metros de extensão, segundo o coordenador do Departamento de Manutenção e Infraestrutura Urbana da Seminf (Dmiu), José Roberto Costa. A via, de acordo com ele, já possuía uma rede de drenagem, mas com uma capacidade menor para escoar as águas pluviais.

AF-07-03-2016-DRENAGEM-AV FRANCISCO-MANOA_Alexandre Fonseca (10)

“A atual rede de drenagem não atendia mais a vazão das águas pluviais. O crescimento da área urbana do conjunto com construções em concreto e, consequentemente, a diminuição das áreas permeáveis são alguns dos fatores que aumentam o volume de água para a rede, por isso a implantação de uma rede maior”, explica.

A rede de drenagem conta, ainda, com a instalação de novas caixas coletoras e serviços de drenagem superficial – com instalação de meio-fio e sarjeta.

AF-07-03-2016-DRENAGEM-AV FRANCISCO-MANOA_Alexandre Fonseca (14)

Moradores e comerciantes da área aprovam o serviço mesmo com os transtornos pontuais causados pela obra. “Vários trechos da via alagava quando chovia forte. Isso comprometia, principalmente, o tráfego de pedestres. Com o serviço que fizeram no ano passado já melhorou muito a situação e, agora, com a continuidade do trabalho o problema será solucionado definitivamente”, pontua.

Serviços semelhantes

 Outras ações semelhantes a essa foram executadas no ano passado pela Seminf, onde foram instalados 18.210 metros de novas redes de drenagem.

Vias principais e de grande fluxo, como avenida Tancredo Neves e Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul, e a avenida General Rodrigo Otávio, em frente à Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Japiim, foram algumas das áreas que receberam serviços de drenagem profunda no ano passado.

 

Mario Dantas