Prefeitura inicia Semana Municipal do Autismo com intensa programação

By -

 01-04-16-Semana do Autismo.Foto-Diego Caja (1)

A Prefeitura de Manaus iniciou, na manhã de ontem 1º, a Semana Municipal do Autismo, que tem como proposta, informar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista, distúrbio que compromete as habilidades de comunicação e interação social.

As atividades começaram em parceria com o Governo do Estado, que por meio das secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e do Fundo de Promoção Social (FPS), realizou uma ação de cidadania com o tema “Arena Azul – Autismo e Cidadania”, pela passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado neste dia 2 de abril. No meio da Arena da Amazônia, vários balões foram soltos por crianças e adolescentes autistas e seus familiares.

01-04-16-Semana do Autismo.Foto-Diego Caja (4)

Entre as ações, foram realizadas emissão de documentos (Certidão de Nascimento, RG, CPF e Carteira de Trabalho); orientação e teste rápido de HIV/Aids; realização do Cadastro Único para programas do Governo Federal; atendimento às mulheres em situação de violência (orientações jurídicas, encaminhamentos e roda de conversa); orientações jurídicas da Defensoria Pública do Estado e agendamento do INSS; embelezamento (corte de cabelo, penteados e maquiagem) e distribuição de mudas de plantas.

Equipes das secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), da Saúde (Semsa), da Educação (Semed) e personagens do Parque Cidade da Criança, fizeram uma grande panfletagem na Bola do Eldorado, alertando a sociedade sobre a importância da inclusão.

01-04-16-Semana do Autismo.Foto-Diego Caja (7)

Ainda durante a manhã, foi celebrada uma missa na Igreja Nossa Senhora das Mercês, no conjunto Eldorado, abrindo oficialmente a programação do município. “É importante que toda a sociedade esteja envolvida nesta causa. A inclusão das pessoas com deficiência depende de um esforço conjunto, que envolve o poder público, as organizações da Sociedade Civil e toda a população. Como sempre dizemos em nossa campanha: a gente sempre pode tornar o mundo mais azul. E é isso que queremos levar de mensagem durante esta semana”, destacou a secretária da Semmasdh, Goreth Garcia Ribeiro.

A programação contou, ainda, com um almoço na Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo. Durante o evento, o diretor da unidade, Ellivan Dantas, agradeceu à secretária Goreth Garcia Ribeiro pelas ações em prol da escola. “Ela é a nossa madrinha. Desde que o prefeito Arthur Neto assumiu a gestão, ela tem nos ajudado. Tanto que as reformas na infraestrutura, parte elétrica e novos aparelhos de ar-condicionado aconteceram no primeiro ano da gestão”, afirmou o gestor.

01-04-16-Semana do Autismo.Foto-Diego Caja (8)

À tarde, a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Amazonas (OAB-AM) realizou o Ciclo de Palestras “Meu Filho, Meu Mundo: desafios e conquistas das famílias com o autismo”, que contou com a presença de especialistas e familiares de pessoas autistas para compartilhar experiências, dificuldades e conquistas. O evento foi organizado pela Comissão de Proteção aos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo.

A presidente da Comissão, Alice Sobral, destacou a importância de adequação da sociedade às necessidades de quem tem o transtorno. “A Lei da Inclusão estabelece que pessoas especiais sejam introduzidas na sociedade, mas também que a sociedade saiba se adequar a elas. É necessário que essas pessoas tenham participação plena e efetiva no convívio público”, concluiu.

Neste sábado, às 16h, o Parque Cidade da Criança, no Aleixo, recebe à Tarde Feliz, com uma programação lúdica envolvendo servidores da Semmasdh, Semsa, Semed e Semjel. Até o dia 07 de abril, serão realizadas palestras, Sessão Solene na Câmara Municipal, panfletagens e caminhadas.

Mario Dantas