Prefeitura inicia obra em mais um corredor viário da cidade

By -

comendador-clementino-recapeamento2A Rua Comendador Clementino, uma das principais vias do Centro, está recebendo serviços de fresagem e recapeamento da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). O trabalho consiste na retirada do antigo asfalto para o recebimento do novo, mais resistente e mais alto, acrescentando cerca de oito centímetros na pista. 

comendador-clementino-recapeamento1As obras iniciam nas proximidades da Avenida Senador Álvaro Maia e vão incluir o recapeamento de toda a via, que passa pela Alameda Farias, avenida Japurá, Tapajós e a Tarumã, no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul. No trecho que corta as avenidas Getúlio Vargas e Joaquim Nabuco, a Avenida Tarumã também receberá os serviços de infraestrutura. Até chegar à Avenida Castelo Branco, a Tarumã corta a Major Gabriel, Emílio Moreira, Jonathas Pedrosa, Visconde de Porto Alegre, Duque de Caxias e General Glicério.

comendador-clementino-recapeamento3A obra na Rua Comendador Clementino teve início na última segunda-feira, 15, e faz parte dos trabalhos de recuperação dos corredores viários da cidade, cujas obras começaram no dia 1° de setembro. São eles: a Avenida Padre Agostinho Caballero Martin, localizada na zona Oeste da cidade; a Rua Japurá, que passa pelo Centro e outros bairros da zona Sul; a Alameda Cosme Ferreira, na zona Leste, e a Avenida José Henrique, na zona Norte. Os trabalhos na Japurá já foram concluídos e as demais vias  estão com obras em andamento.

comendador-clementino-recapeamento4Até o aniversário da cidade, dia 24 de outubro, Manaus terá cinco corredores viários novos e planos. Os serviços de fresagem e recapeamento, que estão sendo executados pela prefeitura consistem na remoção de uma ou mais camadas do pavimento antigo, por meio de um equipamento chamado fresadora, que corta a frio o revestimento asfáltico através de movimentos rotatórios contínuos, para, em seguida, a via receber o Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ). Esse tipo de obra oferece um pavimento mais resistente e durável.

comendador-clementino-recapeamento5Os serviços estão sendo executados no período da noite, incluindo a madrugada, quando o fluxo de veículos é menor. Cerca de 40 homens trabalham diariamente em cada operação. Para a execução dos serviços estão sendo utilizados maquinários como fresadora e equipamentos de pavimentação.

Roberto Brasil