Prefeitura inaugura unidade de saúde por meio de Parceria Público-Privada

By -

_AFP7025

A Prefeitura de Manaus inaugurou, nesta quinta-feira, 16, mais uma Unidade Básica de Saúde. Desta vez, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) que vai beneficiar a população, principalmente os moradores da zona Centro-Sul. A UBS Nilton Lins está localizada na rua Venezuela, entre a Perimetral e a Espanha, na comunidade Parque das Nações, no bairro Flores, e tem potencial para atender até 12 mil pessoas.

A nova UBS possui uma área de 1.763 metros quadrados e vai oferecer consultas médicas e de enfermagem, assistência farmacêutica e serviço social, serviços de curativo, vacinação, nebulização, coleta de material para exames laboratoriais, administração e dispensação de medicamentos, atividades de promoção da saúde e prevenção às doenças.

_AFP7046

Desde 2013, a prefeitura já inaugurou 26 estabelecimentos de saúde, além de promover a reforma das unidades e inserir novos serviços na rede de municipal, buscando atingir a meta de ampliar a cobertura de atendimento da Atenção Básica a 70% da população de Manaus.

“Aqui temos investimentos do Município em manutenção do prédio, nos equipamento e na mão de obras, mas o prédio foi cedido pela Universidade Nilton Lins, que abriu o seu hospital universitário para que possamos ampliar os nossos serviços de saúde aqui na região”, explicou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Ainda segundo o chefe do Executivo Municipal, a medida vai beneficiar tanto a sociedade, que ganha com os serviços oferecidos, quanto a comunidade acadêmica, que passará a treinar seus alunos já no campo da Assistência Básica. “Vamos continuar avançando e ampliando a nossa cobertura, ao mesmo tempo em que colaboramos para destravar o atendimento nos hospitais e prontos-socorros do Estado”, completou.

_AFP7249

Localizada no pavimento térreo do Complexo Hospitalar Nilton Lins, a nova UBS funcionará no modelo de atenção da Estratégia Saúde da Família. “A universidade está cedendo uma estrutura física excelente, incluindo alguns serviços de limpeza e segurança, onde nossa equipe de profissionais poderá oferecer o melhor serviço possível para a comunidade”, reforçou o secretário municipal de Saúde (Semsa), Homero de Miranda Leão.

Para o presidente do Grupo Nilton Lins, Nilton Costa Lins Júnior, a contribuição da universidade reflete o comprometimento da instituição com a comunidade. “Quem ganha é a população que vai ter um atendimento gratuito e de qualidade, em um espaço organizado de forma muito criteriosa. Além disso, a estrutura da UBS vai permitir que os alunos de medicina da Universidade Nilton Lins possam fazer o trabalho de internato e de residência médica”, destacou.

Um dos beneficiados com a unidade de saúde é o morador Nilton Santos, da Frente de Representação do Parque das Laranjeiras. Ele disse que o novo serviço vai ajudar a reduzir a demanda das quatro Unidades de Saúde da Família que já atendem no bairro Flores. “É uma comunidade muito grande e alguns moradores acabam procurando atendimento em outros bairros. Essa nova UBS vai atender também as comunidades Mundo Novo e Parque das Nações”, lembrou.

 Serviços

 A UBS Nilton Lins vai funcionar no horário das 7h às 18h e conta com uma equipe formada por médico, enfermeiro, farmacêutico, assistente social, técnico de enfermagem, técnico de patologia, agentes comunitários de saúde, assistente administrativo e serviços gerais.

A unidade conta com uma estrutura com sete consultórios, sendo um ginecológico, sala de vacina, salas de agentes comunitários de saúde e espaços específicos para recepção, coleta de exames, preparo, espera, curativo e inalação, serviço social, farmácia com consultório farmacêutico e Espaço Saúde.

Mario Dantas