Prefeitura inaugura primeira UBS na comunidade Cidade de Deus

By -
"Diminuindo as filas nos hospitais de referência e oferecendo mais comodidade para aqueles que precisam”, afirmou Artur Neto

“Diminuindo as filas nos hospitais de referência e oferecendo mais comodidade para aqueles que precisam”, afirmou Artur Neto

A Prefeitura de Manaus entregou, nesta quarta-feira, 29, mais uma Unidade Básica de Saúde. Desta vez foram beneficiados os moradores da comunidade Cidade de Deus, no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste da capital. A UBS L-47 foi inaugurada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, que estava acompanhado da primeira-dama, Goreth Garcia Ribeiro, e do secretário municipal de Saúde (Semsa), Homero de Miranda Leão.

“Já inauguramos outras unidades na zona Leste e agora mais essa aqui na Cidade de Deus, ou seja, estamos montamos todo um complexo que logo, logo será capaz de atender a todos os moradores dessa região. Diminuindo as filas nos hospitais de referência e oferecendo mais comodidade para aqueles que precisam”, afirmou o prefeito.

artur-inauguraçao-ubs-cidade-deus 02A nova unidade terá abrangência para até 3,5 mil pessoas, oferecendo atendimento médico assistencial, pequenas emergências e o controle de doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial. Aequipe é composta por um médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde e de endemias, além de cirurgião-dentista generalista e um auxiliar de consultório dentário.

“Estou muito feliz. Antes não tínhamos um posto de saúde aqui e precisávamos nos deslocar até a Cidade Nova e muitas vezes nem conseguíamos atendimento. Agora tudo isso ficará no passado e nossa vida será ainda mais fácil”, comemorou a aposentada Santana Azevedo de Matos, de 59 anos.

artur-inauguraçao-ubs-cidade-deus 03Essa é a 24ª unidade de saúde inaugurada pela atual gestão, dentro do novo padrão estabelecido pela Rede de Saúde Manauaura, substituindo as antigas casinhas por estruturas mais modernas e ampliadas. Entre os principais serviços disponíveis está a dispensação de medicamentos, aferição de pressão arterial, atividades de promoção e prevenção à saúde, acompanhamento de programas sociais, consulta de enfermagem em atenção primária à saúde, consulta médica em atenção primária à saúde, curativo, imunização, nebulização e serviço odontológico.

“É mais um passo dado para que ampliemos a cobertura da Atenção Básica, até alcançarmos a nossa meta de cobrir 70% da população de toda Manaus. Aqui faremos a prevenção da saúde em todas as áreas, que o foco do nosso trabalho, desobstruindo os hospitais e melhorando o atendimento prestado para população”, destacou Homero de Miranda Leão.

artur-inauguraçao-ubs-cidade-deus 04E enquanto conhecia as dependências da nova UBS, o prefeito já aproveitou para se imunizar contra a gripe. Lembrando que as doses a vacina estão disponíveis em todas as UBSs da capital. “Temos que dar o exemplo para que as pessoas saibam que nossas unidades estão preparadas para recebê-las. Além disso, a H1N1 não é brincadeira e, em pessoas de baixa resistência, pode gerar outras complicações”, comentou.

No próximo dia 9 de maio será realizado o dia “D” da mobilização contra gripe, com mais de mil postos de vacina espalhados para toda cidade.A campanha seguirá até o dia 22 de maio. Devem ser vacinadas pessoas idosas com 60 anos ou mais de idade; trabalhadores de saúde; os povos indígenas (aldeados); as crianças na faixa-etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes; as puérperas (até 45 dias após o parto); os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; a população privada de liberdade; e os funcionários do sistema prisional.

Roberto Brasil