Prefeitura implanta semáforo de pedestres para garantir travessia segura em área escolar

By -

semáforo_pedestres (5)

Estudantes e demais pedestres que transitam na avenida Codajás esquina com a Marques da Silveira, bairro de Petrópolis, zona Sul, têm agora a oportunidade de fazer a travessia com mais segurança, a partir da implantação de um semáforo para pedestres acionado por botão.

O novo equipamento, instalado pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), faz parte das ações da Prefeitura de Manaus para garantir boas condições de circulação para veículos e pedestres.

semáforo_pedestres

O autônomo Iso da Silva Oliveira, 62, recebeu a instalação do equipamento com entusiasmo. Afinal, depois de 57 anos morando no bairro, vai passar a contar com maior segurança no trânsito. “Já escapei de sofrer um acidente nesse cruzamento. Agora ficou bem melhor pra quem atravessa aqui, só é apertar o botão e esperar um pouquinho que todos os carros param pra nós passarmos”, destacou.

semáforo_pedestres (6)

O novo semáforo está equipado com botão que deve ser pressionado pelo pedestre para solicitar a travessia. Assim que o sinal fecha, há o sinal sonoro que emite um apito  enquanto está aberto para os pedestres. Há também um temporizador, marcando o tempo disponível para travessia.

Educadores e agentes do Manaustrans permanecem nas áreas escolares durante o período de volta às aulas, orientando pedestres e condutores, e fiscalizando o cumprimento das leis e normas de trânsito.

Mario Dantas