Prefeitura fiscaliza circulação de veículos pesados nas vias da cidade

By -

foto (2)

Dois caminhões foram flagrados por agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) circulando com a Autorização Especial de Tráfego (AET) vencida, na manhã desta terça-feira, 19, durante fiscalização de rotina na Zona Máxima de Restrição de Circulação da avenida Mário Ypiranga (antiga rua Recife), zona Centro Sul de Manaus.

A ação, realizada pelo órgão para verificar se veículos pesados possuíam a autorização e se o documento estava dentro da validade, resultou, também, na autuação dos veículos por transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação. A partir da implantação da restrição nessa via, caminhões e carretas devem obedecer às novas regras de circulação.

Desde julho do ano passado, na av. Mario Ypiranga Monteiro, trecho entre a   av. Efigênio Sales e av. Álvaro Botelho Maia, os veículos com até oito toneladas podem circular das 6h às 9h. Os caminhões com até 16 toneladas podem circular das 9h às 20h.

foto (1)

A circulação de caminhões nessas áreas, fora do horário permitido, só será autorizada após a emissão da Autorização Especial de Tráfego. As empresas transportadoras ou proprietários de veículos pesados devem solicitar o documento no setor de Atendimento do Manaustrans, av. Tefé, 850, Japiim, das 8h às 14h. Os argumentos apresentados são analisados pela diretoria de Engenharia, que poderá acatar ou não o pedido.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em veículos com dimensões ou cargas superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização é infração grave, equivalente a cinco pontos na Carteira de Habilitação, com multa no valor de R$ 127,69 e retenção do veículo. O caminhão que transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação será autuado em infração média, multa de R$ 85,13 e mais quatro pontos da Carteira de Habilitação.

Além da fiscalização da zona de restrição, os agentes também realizaram fiscalização nos corredores exclusivos de ônibus da Constantino Nery e Mário Ypiranga, e nas áreas comerciais, onde foram autuados veículos por estacionamento irregular e outras infrações. A ação tem a finalidade de preservar o espaço no passeio para o pedestre e coibir estacionamentos em locais proibidos para garantir a fluidez.

Mario Dantas