Prefeitura finaliza a preparação dos cemitérios para o Dia dos Finados

By -
A estimativa é que os cemitérios de Manaus recebam mais de 500 mil pessoas

A estimativa é que os cemitérios de Manaus recebam mais de 500 mil pessoas

Mais de 200 funcionários da Prefeitura de Manaus estão envolvidos nos serviços de limpeza e manutenção dos seis cemitérios da cidade em preparação para o Dia dos Finados, 2 de novembro. A previsão da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), que administra os espaços, é de que os cemitérios recebam mais de 500 mil pessoas neste fim de semana.

O trabalho de preparação começou ainda na segunda quinzena de setembro, com uma megaoperação envolvendo serviços de capinação, poda de árvores, jardinagem, pequenas reformas e varrição. “A Semulsp destacou uma grande equipe na preparação dos cemitérios para que a população preste suas homenagens em paz e com um ambiente bem cuidado”, garantiu o subsecretário Operacional da Semulsp, José Rebouças.

A preparação dos cemitérios mobiliza além da Semulsp, outras estruturas da Prefeitura de Manaus. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) atua no fornecimento de areia para a contenção de incêndios, que podem surgir da queima de velas nos cruzeiros, além da montagem de palcos para a realização das missas. Já a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) participa com os equipamentos de som para a missa campal do Cemitério São João Batista. A Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab) tem a responsabilidade de instruir e organizar as pessoas do comércio nos arredores dos cemitérios. É comum a venda de velas e flores nestas áreas. Além delas, há também o Gabinete Militar (Guarda Metropolitana); a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com a disponibilização de ambulâncias e equipe médica do Samu e o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), atuando na organização da entrada e saída de veículos. Além destes, a Fundação Doutor Thomas (FDT) cede cadeiras do Parque do Idoso para as missas.

Durante todo o Dia dos Finados, 25 funcionários (por cemitério) vão trabalhar na manutenção da limpeza. Após o encerramento da programação, a Semulsp mobilizará cerca de 300 servidores para realizar a limpeza dentro e no entorno dos cemitérios. “Trata-se de um dos eventos mais importantes da cidade. A estimativa é que os cemitérios de Manaus recebam mais de 500 mil pessoas. A Prefeitura trata este serviço como prioridade. Por isso, vamos colocar todas as equipes da Semulsp a postos durante o Dia dos Finados”, assegurou o secretário da Semulsp, Paulo Farias.

Roberto Brasil