Prefeitura entrega mais 400 títulos definitivos remanescentes de imóveis

By -

21-05 - Títulos definitivos de Terra - Foto Mário Oliveira (2)

A Prefeitura de Manaus entregou, neste sábado, 21, mais 400 títulos definitivos remanescentes de imóveis, em cerimônia realizada na Escola Municipal Raimundo Nonato Magalhães Cordeiro, na zona norte de Manaus. O documento vai permitir aos proprietários, entre outras coisas, a possibilidade de obtenção de crédito junto às instituições bancárias.

Segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto, moradores de 14 bairros da cidade, agora, possuem de fato e de direito a posse da terra a quem ela realmente pertence. “Ele já era dono, mas agora, ele é dono da terra onde está edificada a sua casa. Com isso, a gente começa a dar estabilidade emocional e até financeira para as pessoas. Vamos continuar trabalhando para que outras pessoas mais também possam desfrutar de um momento tão especial como esse”, afirmou.

A ação faz parte do “Programa Terra Legal”, resultado de uma parceria entre a prefeitura de Manaus, Tribunal de Justiça do Amazonas, Ministério Público, Defensoria Pública, Associação dos Cartórios e Governo do Amazonas, que tem como finalidade levar o processo de regularização fundiária até os bairros que estão sob o domínio cartorial da prefeitura de Manaus,  por meio da Subsecretaria da Habitação e Assuntos Fundiários (Subhaf).

21-05 - Títulos definitivos de Terra - Foto Mário Oliveira (3)

“Isso é uma cidadania e o que estamos fazendo aqui é proporcionando à população uma representatividade e esse documento tão importante. Em breve, 200 moradores do Prourbis (Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus) e mais 1.100 no Novo Reino também receberão seus títulos”, disse subsecretário da Subhaf, José de Arimateia.

21-05 - Títulos definitivos de Terra - Foto Mário Oliveira (4)

A dona de casa Maria da Conceição Campos recebeu e exibiu com orgulho o documento, que dá a ela o título de fato e de direito do imóvel, que é sonhado por tanta gente. “Agora eu ‘tô’ feliz da vida porque eu estou com meu título definitivo e posso fazer o que eu quiser. Agora, a casa é minha”, declarou com alegria a moradora.

Em números

Em 2015, mais 1.000 títulos definitivos remanescentes foram entregues em todas as zonas da cidade, pela Prefeitura de Manaus. O ano de 2016 já contabiliza mais de 700 títulos definitivos entregues desde janeiro. A previsão é que mais 2.000 sejam entregues até dezembro.

Mario Dantas