Prefeitura entrega 116 apartamentos populares nesta terça-feira

By -

MANAUS-03-10-14PROURBISFOTO:PAULA PESSOAO sonho da casa própria e da moradia digna passa a ser uma realidade para mais de 100 famílias do Jorge Teixeira – 3ª Etapa, com a entrega dos dois residenciais populares, que será feita pela Prefeitura de Manaus, por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis), em parceria com o Banco Internacional do Desenvolvimento (BID), nesta terça-feira (07), às 9h30.   

Além da presença do prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, e do coordenador geral do Prourbis, Claudemir Andrade, a inauguração dos residenciais contará ainda com a presença de representantes do BID.

MANAUS-03-10-14PROURBISFOTO:PAULA PESSOAAo todo, serão entregues 116 unidades novas, sendo 88 na Área Habitacional 1 (AH1), e 28 Área Habitacional 2 (AH2), ambas construídas na avenida Hilário Gurjão, principal via do bairro e que se somam as 88 unidades já entregues no ano passado.

“Famílias que antes viviam em situações insalubres e de risco nas margens dos igarapés, agora terão moradias dignas em conjuntos habitacionais planejados construídos e entregues pela Prefeitura de Manaus, por meio do Prourbis”, disse Claudemir Andrade.

MANAUS-03-10-14PROURBISFOTO:PAULA PESSOACada unidade entregue para os beneficiários possui cerca de 50 metros quadrados e é composta de sala de estar, dois quartos, uma copa/cozinha, um banheiro e área de serviço. Além disso, os residenciais contam com espaços comuns, que incluem área de lazer e estacionamento externo, além da urbanização.

Das 28 unidades entregues na AH2, 14 serão mistas, para atender as necessidades dos moradores do bairro que atuam na área de comércio. Neste, o diferencial é um salão na parte frontal da casa, com 17 metros quadrados, destinado ao comércio ou negócio do morador. A estrutura é em tijolo estrutural cerâmico e laje.

“Já no começo da atuação do programa, foram detectados moradores que tinham pequenos comércios como principal fonte de renda, por isso a inclusão dos pontos comerciais neste projeto. Estamos visando também à boa estruturação financeira e novas oportunidades para estas famílias”, completou Claudemir.

Além da construção dos habitacionais, o Prourbis está realizando a completa revitalização do bairro com a recuperação de todas as suas 45 ruas e calçadas; a implantação de uma rede completa de drenagem e esgoto, que incluirá uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), e ainda a criação de um complexo social equipado com uma creche para 150 crianças, um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Roberto Brasil