Prefeitura e TRE-AM assinam convênio para agilizar biometria em Manaus

By -

image2

A Prefeitura de Manaus e o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) assinaram, na tarde desta segunda-feira, 22, o Termo de Cooperação Técnica, para dar agilidade no recadastramento biométrico dos eleitores de Manaus. De acordo com o prefeito Arthur Virgílio Neto, 60 colaboradores disponibilizados pela prefeitura vão auxiliar o TRE-AM nesta etapa final dos trabalhos.

 “É uma parceria muito correta que visa fortalecer a democracia do Amazonas porque a democracia se fortalece com o exercício do voto. Quanto mais gente votar, melhor e o resultado de uma eleição fica mais legítimo”, disse o prefeito, ao destacar a satisfação de a prefeitura participar desse processo com a disponibilidade dos colaboradores. “Já havíamos cedido o espaço, na Semed (Secretaria Municipal de Educação) para fazer a biometria e ficamos orgulhosos em formarmos mais essa parceria juntando-nos ao Exército e outras entidades privadas. É muita gente participando e fortalecendo a democracia no Amazonas”, completou o prefeito.  

 De acordo com a presidente do TRE-AM, desembargadora Socorro Guedes, dos 60 colaboradores disponibilizados pela prefeitura, 50 já iniciaram, nesta segunda-feira, 22, o processo de capacitação. Os outros dez vão começar o treinamento nesta terça-feira, 23. Ela explicou que os servidores serão alocados nos postos de biometria que já existem para dar mais agilidade no atendimento.

 “Antes nós estávamos atendendo uma média de sete a oito mil e quinhentos eleitores por dia. Com a ajuda do Exército, Marinha e agora da Prefeitura de Manaus, estamos chegando a nove mil eleitores atendidos diariamente que estão fazendo biometria em Manaus”, garantiu Socorro Guedes, ao acrescentar que o reforço vai ajudar o TRE a alcançar a meta, que é concluir a biometria de todos os eleitores da capital, cerca de 1,270 milhão até o próximo dia 30 de março.

 

Mario Dantas