Prefeitura e Estado atuam em conjunto no Carnaval

By -

carnavalA Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado atuarão de forma integrada com todas as secretarias de fiscalização e serviços para grandes eventos durante o Carnaval 2015. Na manhã dessa quinta-feira, 12, representantes dos órgãos se reuniram no sambódromo para a inspeção do local e definiram as últimas estratégias como, plano de fuga de emergência e os principais pontos de atuação. As ações da prefeitura serão coordenadas por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que atuará dentro do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), coordenando as ações junto com à Secretaria Executiva Adjunta de Grandes Eventos (Seasge).

Foram instaladas seis câmeras em pontos estratégicos dentro do sambódromo, além das já existentes em todo o perímetro de segurança que serão monitoradas pelos órgãos de segurança para coibir qualquer tipo de delito e até mesmo acidentes. A Guarda Municipal, polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros estarão em pontos estratégicos para atuar na resposta rápida.

As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel Urgência (Samu) ficarão em um ponto de fuga para, em caso de necessidade, ter facilidade de sair pela lateral do sambódromo, em via exclusiva e com o auxílio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

Desfile desta quinta-feira

Desde às 13h desta quinta-feira, quando as Escolas do Grupo de Acesso C desfilam no sambódromo, equipes da Sempab e da Guarda Municipal atuam na fiscalização do combate ao comércio irregular no perímetro de segurança, que compreende o entorno do sambódromo desde a Vila Olímpica até a Constantino Nery. A Guarda Municipal de Manaus atuará também no apoio à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Conselho Tutelar e Juizado da Infância e Juventude na sensibilização da campanha de combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes durante as três noites.

A segurança se estende ao ponto de embarque e desembarque de passageiros na Constantino Nery. Fiscais da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e guardas municipais estarão no ponto de ônibus para garantir a segurança e o serviço do transporte público.

A limpeza do sambódromo ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Limpeza Pública(Semulsp). Oitenta garis estarão desde às 17h atuando no local, na saída de cada escola, fazendo o “arrastão de limpeza” e também após o evento.

O público esperado para hoje é de 10 mil pessoas, já no sábado a expectativa é de 100 mil. Em todos os dias de evento a atuação será em conjunto, como na Copa do Mundo de 2014, com atuação da Casa Militar, GGIM, Guarda Municipal, Sempab, Semulsp, SMTU, Manaustrans, Samu, Visa Manaus, Manauscult, Semmas, Semasdh, Conselho Tutelar, Juizado da Infância e da Juventude, Seasge, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Na segunda-feira, 16, com a realização do Carnaboi em cinco diferentes pontos da cidade (Alvorada, Japiim, Compensa, São José e no Conjunto Viver Melhor), a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado também estarão atuando com os mesmos órgãos.

Bandas

A Prefeitura de Manaus também está presente nas bandas de Carnaval da cidade. Além da fiscalização da Sempab e da limpeza pública, equipes da Semasdh atuam na campanha de combate à exploração sexual. Um dos pontos deste sábado, 14, é a avenida das Torres, com a tradicional Banda do Galo, que, devido as dimensões, contará com a presença do Manaustrans.

Roberto Brasil