Prefeitura de Manaus começa a fase de testes da RedeSim

By -

LOGO-REDESIMA Prefeitura de Manaus começou a fase de testes da RedeSim, sistema criado para simplificar o registro e legalização de empresas. A partir da implantação definitiva do novo sistema, prevista para o dia 22 de setembro deste ano, será possível que empresas classificadas como de baixo risco (lojas, escritórios, quiosques, por exemplo, e que correspondem a 80% das demandas) legalizem o negócio em 48h. 

O sistema visa facilitar o processo de abertura e legalização de empresa, propiciando por um lado, a automatização e melhoria de processos ao Poder Público e por outro lado, facilidade, segurança e agilidade ao empreendedor. 

“A RedeSim faz parte do processo de desburocratização da máquina pública. Nós estamos vivendo uma nova era e precisamos trabalhar com transparência. Nós queremos facilitar o trabalho, a vida do empreendedor, mas sem aumentar impostos. Com isso, destravamos os processos e damos chances para que a cidade arrecade mais”, afirmou o prefeito Artur Virgílio Neto. 

A meta é inserir a população na economia formal e, consequentemente, incrementar a arrecadação de tributos associados às atividades econômicas desenvolvidas principalmente pelas microempresas, empresas de pequeno porte e empreendedores individuais.

”É importante destacar que a RedeSim está na fase de experimentação. São testes com o nosso sistema de rede, suporte de dados e segurança no tráfego de informações. Somente após testarmos todo o ambiente é que iremos colocá-lo para funcionar a pleno vapor e aí sim o empreendedor conseguirá legalizar sua empresa no prazo de 48h”, destacou o subsecretário de gestão da Semef, Auri Gusmão. 

A criação do sistema compreende o trabalho das secretarias municipais de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) e Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), além da Junta Comercial do Amazonas (Jucea) e Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan). O prefeito Arthur Neto criou um comitê envolvendo várias secretarias municipais e instituições para a implementação do processo de desburocratização no município.

Roberto Brasil