Prefeitura de Manaus assina convênio para a implantação do Programa Minha Primeira Empresa

By -

minha-primeira-empresaA Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), assinou na noite desta quinta-feira (25) convênio com a Associação de Jovens Empresários do Amazonas (AJE-AM) para que seja implantado em Manaus, a partir de 2015, o “Programa Minha Primeira Empresa”. A cerimônia ocorreu durante a Feira Norte do Estudante, no Manaus Plaza Shopping, na avenida Djalma Batista. 

O público-alvo do programa são jovens, com idade mínima de 16 anos, que residem em Manaus e tenham disponibilidade para frequentar os cursos de capacitação oferecidos pelo projeto. O convênio beneficiará também estudantes que estejam concluindo o ensino médio, graduandos em cursos da área de gestão empresarial, pessoas que tenham projetos de empreendedorismo, empresários não formados e membros da comunidade que desejam abrir a própria empresa.

Estudos revelam que os jovens empreendedores do Brasil têm tido condições pouco favoráveis para o desenvolvimento do próprio negócio, por meio da abertura de empresas. Muitos encontram dificuldades em termos de suporte institucional, acesso às redes de produção estabelecidas, financiamento do capital de risco, infraestrutura e preparo adequados para empreendimentos inovadores.

Para o presidente da AJE-AM, Rodrigo Viegas, o convênio com a atual gestão municipal tem o objetivo de fomentar e difundir a cultura do empreendedorismo. “Vamos trabalhar para formar lideranças e representar o jovem empresário na busca por um ambiente socioeconômico incluso e sustentável”, enfatizou Viegas.

Para o secretário da Semjel, Elvys Damasceno, o “Minha Primeira Empresa” vai proporcionar um grande avanço para o desenvolvimento socioeconômico na cidade. “O projeto vai viabilizar ações quem induzam o empreendedor a buscar cada vez mais qualificação profissional para desenvolver da melhor forma possível o ramo de negócios que decidir tocar a diante”, declarou Damasceno.

O subsecretário Municipal de Juventude, Rodrigo Guedes, reforça que é recíproco todo o empenho das partes em incentivar e oportunizar melhorias na qualificação das pessoas que serão responsáveis pelo futuro da cidade.

Com a parceria a Prefeitura de Manaus busca implementar um mecanismo incentivador ao empreendedorismo formal, gerando impactos positivos para a sociedade.

Roberto Brasil