Prefeitura de Figueiredo busca soluções para problemas da seca

By -

figueiredo-seca-blogdafloresta-1Da Redação – O agravamento da seca e o baixo nível da água em muitos lugares, da zona rural de Figueiredo estão preocupando o prefeito Neilson Cavalcante, por isso, esteve visitando algumas comunidades da região envolvidas com a situação conversando com a população, tentando, na medida do possível, solucionar o problema.

Segundo relatos, dos moradores dessas áreas afetadas, a escassez de água está tirando o sono de muitas famílias, devido o atual sistema de abastecimento, não conseguir mais, captar a água bruta, porque os poços artesianos secaram.

figueiredo-seca-blogdafloresta-2Depois da conversa com os comunitários, o prefeito Neilson Cavalcante (PSB), resolveu colocar a disposição dos moradores, um carro pipa para fazer o abastecimento nas casas, como uma solução de emergência, até a chegada do inverno que se aproxima.

figueiredo-seca-blogdafloresta-5Segundo o secretário de Abastecimento e Desenvolvimento, Agrícola, Aquícola e Pesqueiro do município, Jean Barros, a produção agrícola;a da pesca e da pecuária já estão sofrendo com o forte verão. Alguns lagos, igarapés, igapós que são caminhosnecessários para o escoamento de produtos estão rasos, onde arvores e raízes,  também, por causa da pouca água, dificultam a navegação em alguns trechos do rio, pois apenas um canal com o baixo nível de água, ainda dá acesso para a passagemdos agricultores.

figueiredo-seca-blogdafloresta-3Outro problema levantado em relação à navegabilidade é a grande quantidade de árvores secas no lago, o que impede a passagem das voadeiras e canoas, desta forma deixando os moradores praticamente isolados, e nessa situação, qualquer ajuda é bem vinda, por isso o Prefeito da Terra das Cachoeiras tem se preocupado muito, adotando alternativas emergenciais viáveis, em relação ao bem estar do povo, visando minimizar a falta d’água nas comunidades atingidas, entre outros processos. “Agente está aproveitando este momento para revitalizar o canal, e, quando a água chegar, por conta do inverno, as famílias terem condições de navegar no lago e escoar a sua produção com mais segurança”, comentou o prefeito.

figueiredo-seca-blogdafloresta-4Com as providencias tomadas pela prefeitura, a população fica mais tranquila, e,os problemas – como outros – oriundos da seca, que todos os anos acontece, pode ser previsível, portanto minimizados, eles existem há séculos só precisam de soluções de quem tem nas mãos a sensibilidade e o dever de solucioná-los. (David Almeida – Fotos: Chiquinho Carioca)

Roberto Brasil