Prefeitura de Caapiranga realiza ação social no Dia Internacional da Mulher

By -

Da Redação – A Prefeitura de Caapiranga realizou uma ação social na Escola Carmina de Castro em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), onde foram disponibilizados atenção em saúde, serviços de embelezamento, acesso aos programas sociais e outros em parceria com os Amigos Solidários. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com as Secretarias de Saúde, Educação, Esporte, Cultura , Seduc e outros.
O prefeito de Caapiranga, Antônio Ferreira Lima (PMDB), esteve ausente e foi representado pelo vice-prefeito, Moisés da Costa Filho anunciou novas obras nesta gestão tanto na área urbana como na área rural, dentre estas tapa buracos, prédio para a Secretaria Municipal de Assistência Social e disse “todo mundo viu como estava o município numa situação triste deixada pelas anteriores gestões, agora em apenas três meses de trabalho estamos iniciando obras e estaremos inaugurando novas escolas”.

A secretaria de Assistência Social, Rosiney Brito de Souza, comandou a atividade e disse “é um desafio por ser a primeira vez é realizada uma homenagem à mulher, muitas não sabem sequer o significado deste Dia Internacional da Mulher e nunca houve essa unificação de forças para beneficiar a população com os serviços disponibilizados”.

“A Bolsa Família continua sendo a maior demanda no município e a falta de um prédio próprio foi desinteresse das gestões anteriores para esta secretaria, agora contaremos com uma construção nova para atender as pendencias sócias das comunidades”, salientou a Secretaria de Assistência Social.

A secretaria de Cultura, Iracema Sena do Nascimento Ferreira, afirmou que foram realizadas atividades no carnaval e que agora estão correndo atrás de recursos para o Festival Folclórico do Cará, nos próximos dias 5 e 6 de setembro, destacando o cará roxo e branco.

A coordenadora dos Amigos Solidários, Rosa Nobre agradeceu a hospitalidade do município de Caapiranga e disse estar muito satisfeita porque o objetivo de que a população se beneficie com os serviços oferecidos, foi cumprida.

Escola integral a ser inaugurada

O coordenador Regional de Educação de Caapiranga (Seduc), Rômulo Ferreira de Medeiros, informou que a atenção é no Ensino fundamental, médio regular a sete comunidades, contam com 75 professores e 2.377 alunos em todo o município. Serviços de transporte terrestre e aquático são disponibilizados para facilitar a locomoção de alunos a traves da empresa Navegação Cidade, a merenda escolar esta funcionando e o pagamento dos funcionários esta em dia.

Destacou ainda a Escola Estadual Hermógenes Saraiva como uma das melhores segundo o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM) e explicou que esta se trabalhando na capacitação dos professores para melhorar a qualidade da educação, pois os funcionários já contam com as ferramentas tecnológicas entregues pelo Governo do estado, mas falta ainda o domínio destas.

Anunciou também que uma escola integral começará a ser construída a partir de abril, “somos muito gratos ao Governador do Estado, José Melo pela autorização para contar com uma escola integral, já estamos procurando o terreno e para o ano próximo estaremos inaugurando, por outro lado uma nova escola Estadual Justina Pires Nogueira será entregue no final de março deste ano na comunidade São José no Lago de Araras”.

Agricultores querem exportar o cará

O morador do bairro Novo Horizonte, Pedro Nogueira Encarnação, disse veio para o diagnostico de tuberculose porque soube da campanha. No entanto, não há este serviço. Além disso, das necessidades do município pode dizer que está faltando tampar os buracos das ruas que por conta das chuvas apareceram. “O principal problema que vejo aqui é a demanda de muitos agricultores para o escoamento do cará, principal produto e muito consumido aqui. Não temos incentivo para exportar como gostaríamos nem a Prefeitura nem o Estado oferecem um apoio para isto”, disse.

Caapiranga é um município no interior do estado do Amazonas, na região norte do país, pertence à microrregião de Coari e tem aproximadamente 14 mil habitantes. (Texto/Fotos: Mercedes Guzmán)

Roberto Brasil