Prefeitura de Borba entrega escola e casa para professores em Aldeia Indígena

By -
A escola vai atender 88 alunos indígenas do 6º ao 9º ano do ensino médio

A escola vai atender 88 alunos indígenas do 6º ao 9º ano do ensino médio

Aproximadamente 50 famílias residentes na aldeia indígena Mamiá, localizada no rio mapiá distante cerca de 45 km de Borba foram beneficiadas com a entrega de uma escola climatizada que vai atender 88 alunos indígenas do 6º ao 9º ano do ensino médio. A escola possui 6 salas e foi construida com recursos próprios da prefeitura de Borba.

borba-escola-indigena-1Na ocasião também foi entregue uma casa destinada aos professores que lecionam na escola, 9 profissionais da educação que antes moravam em casas de moradores para cumprir seu dever de ensinar, agora tem uma casa para morar no local.

borba-escola-indigena-3A escola foi construída ao lado de uma antiga casa redonda que servia de escola para os alunos, o secretário de educação do município Professor Francisco ressaltou a importância da prefeitura olhar para esses alunos indígenas que serão o futuro de Borba, e ajudarão a construir uma sociedade mais justa, e não deixar de amparar os professores que muito contribuem para a educação no município.

borba-escola-indigena-4Segundo a secretaria de educação do estado (SEDUC), o município de Borba (distante cerca de 215 km de Manaus) possui 111 escolas indígenas, sendo 108 da rede municipal e 3 da rede estadual, abrigando 1,774 alunos, desses 98 estudam em escolas do estado, os alunos estão divididos entre as etnias Munduruku, Mura e Sateré Mawe. São 40 aldeias, o município é o 8º mais populoso em número de alunos indígenas do Amazonas.

Roberto Brasil