Prefeitura convoca população para novo pleito de conselheiros tutelares

By -
"Estamos dando todo o apoio possível para o colegiado e esperamos que a população também faça a sua parte", destacou Artur Neto

“Estamos dando todo o apoio possível para o colegiado e esperamos que a população também faça a sua parte”, destacou Artur Neto

Neste domingo, 22, será realizada em Manaus a nova eleição para os cargos de conselheiros tutelares. Estão concorrendo 165 candidatos a 45 vagas para titulares e a mesma quantidade para suplentes. Nesta terça-feira, 17, o prefeito Arthur Virgílio Neto convocou a população para participar do pleito e por em prática o conceito de cidadania, durante coletiva de imprensa realizada no auditório do Parque Municipal do Idoso (PMI), que fica no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus.

“Seguimos as recomendações do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) e anulamos a eleição passada. Agora esperamos uma eleição exemplar, organizada e transparente. Estamos dando todo o apoio possível para o colegiado e esperamos que a população também faça a sua parte e compareça aos locais de votação. Disso depende o futuro de muitas crianças e adolescentes e é dever de todos fazer a melhor escolha”, alertou o prefeito.

Diferentemente do pleito passado, no próximo dia 22, apenas 143 escolas estarão catalogadas como local de votação, contando com 375 urnas espalhadas nessas unidades em todas as zonas da cidade. É importante lembrar que os eleitores que fizeram o cadastramento biométrico até o dia 30 de outubro devem votar nos novos locais de votação. Os demais, que não fizeram o cadastramento biométrico ou que fizeram o processo após essa data, devem votar em seus antigos endereços eleitorais, pois ainda não foram atualizados no sistema do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

artur-eleicao-conselheiros-tutelares-1“A preocupação se embasou na logística e, por isso, foram diminuídos os postos de votação, sem limitar o acesso daquela pessoa que quiser exercer seu dever de cidadão”, reforçou Goreth Garcia Ribeiro, secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh). “Vale lembrar que a eleição não será eletrônica, pois o TRE está concentrado em concluir o processo de cadastramento biométrico, mas, mesmo assim, está nos apoiando na escolha dos novos conselheiros, assim como a Polícia Militar”, completou a secretária.

A eleição para conselheiros tutelares está sendo realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), vinculado à prefeitura, por meio da Semmasdh. As escolas estarão sinalizadas com faixas para que a população identifique os locais de votação.

“Convidamos, mais uma vez, toda sociedade para que possamos fazer desse um ato legítimo e que vem para qualificar o trabalho de proteção oferecido às crianças e adolescentes da capital”, endossou a presidente do CMDCA, Gecilda Albano.

Os endereços das escolas aptas como locais de votação podem ser conferidas no link: http://bit.ly/1l3Oimo.

Roberto Brasil