Prefeitura contrata mais três médicos especialistas

By -
Hospital

Hospital Regional de Coarí

A rede municipal de saúde, em Coari, está em franca evolução. Depois da entrega do aparelho de mamografia enviado pelo Governo do Estado, feita pelo prefeito Igson Monteiro, o Hospital Regional de Coari (HRC) recebeu também um aparelho digital de raio X, um aparelho de ultrassonografia e um novo carro de anestesia. Três novos médicos especialistas foram contratados e irão atender na Policlínica Municipal e no HRC.

Prefeito, vereadores e secretario de saúde

Prefeito, vereadores e secretario de saúde

Em apenas 30 dias de 2014, a Secretaria de Saúde já realizou três ações de saúde em comunidades rurais – alto, médio e baixo rio Solimões, com mais de mil pessoas atendidas com consultas médicas, exames, vacina, remédios e tratamento dentário.

Na próxima segunda-feira, dia 17, o otorrino Pedro Tamayo chega a esta cidade e, na noite do mesmo dia passa a atender, na policlínica, os pacientes com problemas em ouvido, nariz e garganta. Um neuropediatra e um mastologista também já foram contratados.

Pedro Tamayo também é cirurgião plástico será o responsável por cirurgias de lábios leporinos e fendas palatinas, retirada de adenoide da garganta, do tímpano, de laringe, sinusite e tratamento cirúrgico de sangramentos (epistasses) e fraturas nasais.

 SPA Pêra

SPA Pêra

Com a instalação do mamógrafo, o especialista em mastologia, Sebastião Marden vai atuar juntamente com um radiologista e um técnico na seção de mamografia do HRC, que voltou a atuar no sistema Telesaúde ou Telemedicina, que consiste em reunir, via satélite, dois ou mais profissionais envolvidos num processo cirúrgico, tratamento, avaliação de diagnóstico, etc…

Sete das onze Unidades Básicas de Saúde (UBS) já estão atuando em horário ampliado. A dos bairros Chagas Aguiar, Itamaraty, Centro, Tauá-Mirim, Urucu e União ficam abertas até às dez da noite, enquanto a do Pêra permanece até às onze horas. No próximo mês de março, o atendimento passará a ser 24 horas.

Estas medidas, de acordo com o prefeito, visam melhorar a saúde pública desde a atenção básica, realizada através de programas e UBS até o atendimento de média e alta complexidade, que se pretende adotar no HRC. “Estamos trabalhando nesse sentido, promover uma saúde de qualidade para a população, evitando os deslocamentos para Manaus, que é muito desgastante para os familiares e, principalmente, ao enfermo”, justifica o prefeito.

Redação