Prefeitura começa a inscrever feirantes do Jorge Teixeira para acesso à linha de crédito

By -

feira-incendio-zona-leste-2A Prefeitura de Manaus iniciou nesta sexta-feira, 17, as inscrições dos permissionários da Feira do bairro Jorge Teixeira, zona Leste, para que tenham acesso à linha de crédito especial por meio do Fundo Municipal de Fomento à Micro e Pequena Empresa (Fumipeq), administrado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados (Semtef).

A ajuda de crédito é direcionada aos feirantes que tiveram seus boxes destruídos pelo incêndio ocorrido na última sexta-feira, 10, na área das lanchonetes. O secretário da Semtef, David Valente Reis, disse que no primeiro dia de atendimento, 20 permissionários foram inscritos no sistema de crédito, que vai oferecer juros abaixo do mercado.

Pela linha de crédito, cada feirante pode ter acesso a R$ 5 mil, com juros de 0,5% ao ano, e carência de um ano para pagar. Reis disse que, segunda-feira, 20, a prefeitura continua o trabalho na sala da administração da feira com o restante dos feirantes. “A orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto é justamente de oferecer condições financeiras para esses microempresários voltarem ao trabalho”, disse.

Além da ajuda de crédito, o secretário informou que a Semtef aguarda o resultado da perícia nas estruturas dos boxes atingidos pelas chamas. Ele lembrou que determinou um levantamento rigoroso das condições no sistema de energia elétrica da feira, que pode ter causado o incêndio.

Roberto Brasil