Prefeitura certifica mais de 168 guardas municipais após 70 horas de capacitação

By -
Todos eles cumpriram um belo papel em 2014 e vão cumprir um papel melhor ainda durante as Olimpíadas porque estará mais amadurecida”, disse Artur Neto

Todos eles cumpriram um belo papel em 2014 e vão cumprir um papel melhor ainda durante as Olimpíadas porque estará mais amadurecida”, disse Artur Neto

O prefeito Artur Virgílio Neto certificou, nesta quinta-feira (10) 168 guardas municipais que participaram de uma série de palestras de capacitação realizada pela Casa Militar em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi). De acordo com o prefeito, as atividades fazem parte do projeto municipal de modernização da corporação e aperfeiçoamento do trabalho dos agentes junto à população e também já visando as Olimpíadas de 2016.

“O objetivo de toda guarda é marchar na direção de uma guarda metropolitana, e para se chegar a isso é fundamental a qualificação dos profissionais. Essa adequação vai dar respostas muito boas para a cidade dentro do nosso lema que é Servir e Proteger. Todos eles (guardas municipais) cumpriram um belo papel em 2014 e vão cumprir um papel melhor ainda durante as Olimpíadas porque estará mais amadurecida”, disse o prefeito.

certificacao-guardas-municipais-02De acordo com as informações da diretora-geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, as palestras totalizaram quase 70 horas de formação. Ao longo de dois meses, os participantes assistiram apresentações sobre direitos humanos, prevenção da violência, administração de conflitos e reciclagem, no que diz respeito à legislação e ética profissional.

“Esse conjunto de cursos tem um foco muito especifico que é a questão da cidadania, da relação com a sociedade, da ética e de uma guarda cidadã. Todos os professores trabalharam com conteúdos no sentido de dar a todos eles condições para que possam desenvolver melhor o seu trabalho, sobretudo sobre o respeito ao cidadão”, frisou Bessa.

certificacao-guardas-municipais-04Para o secretário da Casa Militar, coronel Fernando Farias, o ciclo de palestras representa o que ele chama de reformulação do modus operandis (modo de operação) da corporação. Segundo ele, a Guarda Municipal precisava dessa “oxigenação”, e garantiu que novas oportunidades serão apresentadas aos colaboradores.

“A cidade se modernizou, está dinâmica e havia a necessidade dessa nova capacitação e qualificação dos guardas para os novos conceitos, principalmente, na questão voltada para a humanização. Constitucionalmente, o papel da Guarda Municipal é proteger o patrimônio do município, os bens da cidade e ser o corpo fiscalizatório. Nesse contexto tem o papel fundamental. Nossa meta é melhorar cada vez mais, por meio desses cursos de preparação, e prestar um serviço que estabeleça mais segurança e a tranquilidade na cidade de Manaus”, destacou Farias.

certificacao-guardas-municipais-05Clívia Carvalho trabalha como agente da Guarda Militar há mais de 13 anos. Ela disse que todos os aprendizados são aplicados no dia a dia do trabalho. “Eu diria que não existe melhor arma do que o conhecimento e a forma com que ele vai ser aplicado. Com certeza, todos nós que estivemos empenhados também em aprender, vamos aplicar esse aprendizado no nosso cotidiano”, afirmou ela.

Roberto Brasil