Prefeitura atua na reforma de pontes da cidade

By -

ponte

A reforma de pontes em diversos bairros da cidade ganha atenção da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Nesta quinta-feira, 12, os trabalhos ocorreram nos bairros Cidade Nova 5, na zona Norte e Petrópolis, zona Sul.

O trabalho de maior extensão iniciou em Petrópolis, onde uma ponte de 180 metros está sendo totalmente refeita, trazendo melhorias, principalmente para os moradores do beco Andirá, localizado na rua de mesmo nome, onde moram mais de 200 famílias.

Só neste primeiro dia de trabalho foram executados mais de 50 metros de recuperação da passagem e segundo o Distrito de obras do bairro, foi necessário refazer toda a estrutura das pilastras de sustentação para em seguida receber as tábuas. Diariamente, cinco dúzias de tábuas e 18 metros de esteio estão sendo usados para execução dos trabalhos. A estimativa é que o serviço seja finalizado até a próxima semana.

A chegada das equipes ao local foi um alívio para os moradores do beco. De acordo com a servidora pública Marlene Silva, a antiga ponte estava sem condição de uso e para sair e entrar em casa diariamente os moradores precisavam se equilibrar em tábuas soltas. “Chego do trabalho à noite e tinha que ficar me equilibrando nessas tábuas. Tenho netos pequenos e minha maior preocupação era com o risco que eles corriam em cair nesse esgoto. Agora, com essa nova estrutura a situação ficou bem melhor”, comemorou.

ponte2

O ambulante Cícero Severino, que trabalha com venda de bombons, ressaltou que era muito difícil o acesso a sua casa. “Por várias vezes, me reuni com os vizinhos para reconstruirmos pedaços desta ponte. Todo dia preciso entrar e sair daqui com um carro de venda de bombons e, nas condições que essa ponte estava, era uma dificuldade. Moro há cinco anos aqui e nunca tinha visto o poder público refazer essa estrutura”, disse.

Cidade Nova

Na rua 1, no bairro Cidade Nova 5, uma ponte que interliga os núcleos 22 ao 24, que estava em situação precária também está sendo reconstruída pela prefeitura. A nova área de passagem para os pedestres será entregue nesta sexta-feira, dia 13.  

Para a moradora Cíntia Leite, que há mais de 20 anos utiliza a passagem, essa reconstrução veio em boa hora. “Era muito perigoso passar por aqui, pois as tábuas estavam soltas e embaixo passa um igarapé. Essa nova ponte veio em boa hora”, comentou.

De acordo com a Seminf, já está na programação da pasta a reconstrução de mais duas pontes, nos bairros Nova Esperança e Alvorada, ambos na zona Centro-Oeste.

Mario Dantas