Prefeitura apresenta cronograma para a entrega das próximas creches

By -
LS - 20-08-15 - Audiência pública na CMM - Creche (10)

Seis creches já estão em fase final de construção e deverão receber novos alunos no próximo ano

Até o final do ano, a Prefeitura de Manaus vai entregar pelo menos cinco creches para a população. Informações sobre o andamento das obras destas unidades de ensino foram passadas nesta quinta-feira, 20, por servidores das secretarias municipais de Educação (Semed) e de Infraestrutura (Seminf) em audiência pública promovida pela Comissão de Educação (Comed) da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

LS - 20-08-15 - Audiência pública na CMM - Creche (2)

Seis creches já estão em fase final de construção e deverão receber novos alunos no próximo ano, abrindo mais de mil vagas no começo do ano letivo de 2016. A diretora de Planejamento da Semed, Maria Josepha Chaves, informou que há outras 11 áreas limpas e regularizadas para receberem as obras de novas creches. Ela agradeceu a oportunidade na audiência de poder esclarecer todas as etapas até a entrega das creches, inclusive as que terão o formato de metodologia inovadora, unidades que já vêm com a estrutura pronta para serem montadas em terreno adequado.

LS - 20-08-15 - Audiência pública na CMM - Creche (5)

“Mostramos todo o trabalho da prefeitura em relação às creches, a parceria com outras secretarias para o desenvolvimento destas obras, de creches inovadoras, que vêm com valor fechado do Governo Federal de R$ 1,8 milhão, mas precisam de uma contrapartida da prefeitura de quase 40% para a implantação”, destacou.

Atualmente, a prefeitura possui nove creches em funcionamento. Outras seis, que estarão em atividades em 2016, estão localizadas nos bairros da Compensa, zona Oeste, já em funcionamento, mas não inaugurada oficialmente, uma no bairro São Francisco, zona Sul, duas no bairro Tarumã, zona Oeste, outra na comunidade Parque São Pedro, também zona Oeste,  e a creche do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis), no bairro Jorge Teixeira, zona Leste.

LS - 20-08-15 - Audiência pública na CMM - Creche (8)

“Estávamos preocupados em dar informações mais concretas sobre a construção destas unidades de ensino. Nós sabemos que a burocracia tem emperrado e dificultado os recursos para que essas obras sejam agilizadas, mas foi bom para todos nós esse esclarecimento. Sabemos, agora, que apesar das adversidades o trabalho está sendo feito com empenho”, observou a vereadora Terezinha Ruiz (DEM), presidente da Comed da CMM.

Além da construção das novas unidades, durante a audiência, o gerente de Creches da Semed, Wissilene Brandão, explicou sobre o trabalho desenvolvido nas unidades de ensino. “Apresentamos os aspectos pedagógicos que norteiam a organização e o funcionamento das creches municipais. Oferecemos na nossa estrutura profissionais que consideramos importantes para o desenvolvimento das crianças. São profissionais voltados para a área da saúde, como técnicos em enfermagem, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, além dos pedagogos e professores com graduação de nível superior e muitos com pós-graduação em educação infantil”, explicou.

Áida Fernandes