Prefeitura apoia programa de reciclagem da Aleam

By -

As secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) participaram da implantação da terceira etapa do programa “Recicla Aleam’, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira, 4/5.

 

O projeto, que visa incentivar a coleta de resíduos recicláveis, também viabilizou a implantação de um stand para coleta de pilhas e baterias usadas, na sede da Aleam. O material recolhido será destinado a entidades que promovem o descarte correto desses materiais, considerados lixos tóxicos.

 

“Devemos aplaudir iniciativas como essa da Assembleia Legislativa, que visam dar destinação correta a materiais que poluem o meio ambiente. É, acima de tudo, um bom exemplo para a sociedade”, elogiou o secretário da Semulsp, Paulo Farias, que ainda palestrou sobre a coleta seletiva e políticas públicas para o setor durante o evento.

 

Sobre o programa

 

O programa “Recicla Aleam” firmou parceria com a Associação Brasileira da Indústria Eletro Eletrônica (Abinee) – que recebe esse tipo de material, realizando a logística reversa – e também com o Instituto Japiim, que já é parceiro da Aleam na coleta de óleo de cozinha usado. No âmbito desse projeto, a Aleam vem realizando ações de conscientização com os servidores visando o descarte correto de resíduos recicláveis. A campanha começou com a coleta de papel e papelão inservíveis na Aleam e apenas no primeiro mês conseguiu reunir mais de 600 kg desses materiais que foram destinados à Associação de Catadores Nova Recicla, composta por 20 famílias.

 

“O presidente David Almeida e toda a Mesa Diretora têm estimulado constantemente a busca pela conscientização dos servidores para a coleta de resíduos gerados na Assembleia e fora dela”, enfatizou Socorro Siqueira, diretora de Modernização e Planejamento da Casa.

 

Socorro Siqueira informou ainda que durante o mês de maio os stands de óleo usado (instalado em abril) e pilhas e baterias ficarão no hall da Assembleia e, após esse período, serão instalados, de maneira permanente no edifício garagem da Aleam.

Mario Dantas