Prefeitura abre inscrições para o Programa Bolsa Idiomas

Por -

bolsa

A Prefeitura de Manaus está com inscrições abertas para o Programa Bolsa Idiomas, que irá disponibilizar 4,9 mil bolsas de estudo parciais e integrais em cursos de inglês e espanhol, em nove instituições de ensino, parceiras do Programa. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela Internet, no site https://bolsaidiomas.manaus.am.gov.br, até o dia 11 de agosto. O Programa é coordenado pela Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (FESPI).

A diretora-presidente da FESPI, Luiza Bessa Rebelo, informa que o candidato que não tiver acesso à Internet poderá procurar uma das 51 lan houses credenciadas pela Prefeitura, onde as inscrições poderão ser efetuadas, gratuitamente. A lista dos locais credenciados está disponível para consulta no site do Programa. Todas as lan houses também estarão com a identificação do Bolsa Idiomas.  A diretora explica que o processo seletivo será composto por três etapas – inscrições eletrônicas, classificação e entrega de documentos.

Ao acessar o portal do Programa, o candidato deverá informar o CPF e cadastrar uma senha pessoal, para obter acesso à ficha de inscrição, por meio de login. No ato da inscrição eletrônica, o candidato deverá, obrigatoriamente, escolher o curso, turno, dias de aula e instituição, para os quais deseja concorrer ao benefício, bem como informar a 2ª opção, caso não seja contemplado com a primeira escolha. Concluído o preenchimento do formulário, deverá enviar o documento e imprimir o comprovante. Outros detalhes sobre o procedimento de inscrição poderão ser encontrados no Portal ou, ainda, no edital de inscrição nº 03/2013, publicado no Diário Oficial do Município, de 31 de julho, e que circulou nesta quinta-feira (1º). O edital também está disponível para consulta no www.manaus.am.gov.br.

Para concorrer às bolsas, as pessoas terão que ser residentes em Manaus; ter 16 anos ou mais; comprovar renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio; estar cursando ou ter concluído o ensino médio; não ser beneficiário de programa de idiomas similar mantido pelo poder público. Os bolsistas do Bolsa Universidade poderão se inscrever no Programa. A previsão é que as aulas iniciem ainda em agosto.

Nesta primeira fase do Programa, terão prioridade para receber o benefício, profissionais do segmento do turismo como, por exemplo, taxistas legalmente credenciados, garçons e garçonetes de bares e restaurantes, recepcionistas e outros funcionários de hotéis, pousadas e pensões, cujas funções desempenhadas exijam comunicação com o turista estrangeiro, vendedores de lojas de artesanato e produtos regionais, entre outros. “A proposta é capacitar, também, os trabalhadores do segmento que fará a recepção dos visitantes que chegarão a Manaus, no período da Copa do Mundo de 2014”, destacou Luiza Rebelo. Do total de vagas disponíveis, 50% deverão ser destinadas a esses profissionais.

A diretora esclareceu, ainda, que 5% das vagas disponíveis em cada instituição de ensino serão destinadas a pessoas com deficiência, perfazendo um total de aproximadamente 250 vagas disponíveis para essa população. “Nesse sentido, a nossa preocupação é assegurar as condições necessárias para que pessoas em condições especiais também possam ter acesso ao estudo do segundo idioma”, destacou. Caso o percentual de bolsas reservadas aos candidatos com deficiência não sejam integralmente ocupadas, as remanescentes serão disponibilizadas aos outros candidatos para efeito de remanejamento.

Os cursos oferecidos pelas instituições de ensino serão de inglês ou espanhol, ministrados em dois módulos, sendo que o primeiro de nível básico e o segundo instrumental. O material didático, as matrículas e a renovação de matrículas dos beneficiários do Programa serão custeados pela Prefeitura de Manaus.

Mario Dantas

0 Comments para Prefeitura abre inscrições para o Programa Bolsa Idiomas

  1. por que para os brasileiros ate conseguir se escrever para concorrer a uma bolsa que possivelmente não seja integral ‘e maior dificuldade?Por que deste que abriu essas inscrições não consigo ‘e demais isso.

Deixe uma resposta