Prefeitos do interior amazonense recebem equipamentos para fomentar produção

By -

Da Redação – Nesta quarta-feira (29), na sede do Governo, avenida Brasil, Compensa II, o governador José Melo entregou vários caminhões, equipamentos e material aos prefeitos de vinte municípios amazonenses, através da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), com o objetivo de impulsionar a produção rural no interior do Estado.

“Faz parte de um programa maior de atendimento as comunidades. Amanhã (30) estaremos entregando em Rio Preto. A produção rural é importante e faz parte da Matriz Econômica-Ambiental que já foi apresentada aos Prefeitos para que apoiem e possam participar deste grande projeto”, disse José Melo.

Pref. Clóvis Curubão (PT)

O Prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Clóvis Curubão (PT), elogiou a medida governamental. “Isto é muito importante para as comunidades indígenas. Agradeço muito ao governador José Melo, pois irá beneficiar mais de oito mil indígenas do nosso município”, destacou.

O Prefeito de Maués, Junior Leite (PROS), afirmou estar feliz e agradecido. “Maués tem a metade da população na área rural e qualquer incentivo e bem vindo. Estes implementos chegam em boa hora. Nós adquirimos agora mudas de açaí e guaraná e iremos destinar técnicos para consolidar o trabalho de desenvolver um pólo agrícola. Foram já mais de cem milhões de reais destinados pelo Governo do Estado e estamos muito agradecidos.”

Pref. Ordean Gonzaga da Silva (PR)

“É um gesto muito nobre do governador do estado e estávamos precisando destes equipamentos para beneficiar principalmente os agricultores na escoação dos produtos”, frisou Ordean Gonzaga da Silva (PR), prefeito de Guajará.

Segundo João Campelo, presidente da Associação Amazonense dos Municípios, a felicidade é grande. “Estou muito feliz porque em apenas 15 dias foram muitas obras pelo Governo do Estado em beneficio do povo do interior, como o atendimento em saúde e cidadania pelo ‘Barco Pai’ rumo à calha do Juruá. Ontem também foram 500 toneladas de produtos para as famílias atingidas pela enchente e agora estes equipamentos para beneficio dos agricultores principalmente, este governo esta trabalhando para o homem do interior.”

Ao todo foram entregues cinco caminhões de carroceria, dois caminhões caçamba e um caminhão baú, além de equipamentos como botes de alumínio, motores rabeta e de popa, roçadeiras, forno para casa de farinha, balanças eletrônicas, pulverizadores, entre outros. Os municípios também receberão materiais de escritório, como ar-condicionados, cadeiras, impressoras, mesas e nobreaks.

Os municípios beneficiados foram: Amaturá, Atalaia do Norte, Barreirinha, Boca do Acre, Carauari, Eirunepé, Fonte Boa, Guajará, Itamarati, Ipixuna, Juruá, Jutaí, Maués, Manacapuru, Presidente Figueiredo, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tabatinga, Tonantins e Urucará.

Adicional de 2% no ICM irá beneficiar interior

Hoje, na Aleam, também foi aprovado o Projeto de Lei nº 26/2017 aprovado. Ele institui um adicional de 2% na alíquota do Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) sobre vários produtos, incluindo o diesel e os combustíveis em geral.

O governador José Melo falou sobre o assunto. “Trata se de uma contribuição e com estes impostos iremos destinar à área social, principalmente saúde, educação e segurança. Um exemplo é o Barco Pai. Sua manutenção e outros saíram deste fundo. A partir de agora iremos acompanhar as empresas nas suas obrigações através do Procon. Iremos contar com um barco para patrulhar os nossos rios no combate ao narcotráfico. Este fundo tem como objetivo erradicar a pobreza. Tenho obrigação de atender as demandas no interior”, finalizou. (Mercedes Guzmán)

Roberto Brasil