Prefeito recebe senador Aécio Neves e lança projetos dentro da revitalização do Centro Histórico

By -
PREFEITO ARTHUR NETO RECEPCIONA DEPUTADO AÉCIO NEVES. FOTO : MARCIO JAMES / SEMCOM

PREFEITO ARTHUR NETO RECEPCIONA DEPUTADO AÉCIO NEVES.
FOTO : MARCIO JAMES / SEMCOM

O prefeito Arthur Virgílio Neto recebeu nesta sexta, 26, o senador Aécio Neves (PSDB), que voltou à capital amazonense para conhecer e participar do lançamento de dois dos projetos de revitalização do Centro Histórico de Manaus: a Avenida Eduardo Ribeiro e a ampliação do Paço Municipal, com a construção do anexo. O evento foi no próprio Paço, na rua Gabriel Salgado, em frente à Praça Dom Pedro II.

A largada para o resgate dessa área da cidade teve como marco a primeira retirada e realocação dos camelôs das ruas e calçadas para os camelódromos provisórios e, posteriormente, para as Galerias Populares, a partir de fevereiro de 2014. Agora, com as ruas livres, a população já vive o recomeço de um tempo.

“Nossa meta é resgatar o Centro enquanto estivermos à frente da administração municipal. Eu entendo que se você não cuida da história, a cidade perde a alma. Manaus está recuperando a sua autoestima e faremos muito mais obras durante este verão. Essas, sobretudo, são simbólicas, porque estão intimamente ligadas ao que somos”, disse o prefeito.

A Eduardo Ribeiro será restaurada e revitalizada pela prefeitura com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), administrado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). O valor da obra está estimado em R$ 9.235.262,40. O projeto contempla a recuperação das pedras, tipicamente portuguesas, e os paralelepípedos que compõe o pavimento original da via, hoje escondidos pelo avanço das calçadas e do pavimento asfáltico.

Projeto extensão Paço da Liberdade-DIVULGAÇÃO MANAUSCULTOs serviços serão executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e, abrangem toda a extensão da Eduardo Ribeiro e os cruzamentos com a avenida Sete de Setembro e ruas Henrique Martins, Saldanha Marinho, 24 de Maio e José Clemente, além da esquina da rua Monsenhor Coutinho. Inicialmente será retirada toda a camada de asfalto da via para, em seguida, iniciar a subida do nível das pedras originais. Também serão contempladas a revitalização das calçadas, a criação de baias para estacionamento e a implantação de mobiliário urbano, como bancas de revistas, pontos de táxi, bancos e placas de sinalização com arquitetura antiga.

Para o senador Aécio Neves, que é o atual presidente nacional do seu partido, Manaus mostra toda sua capacidade de investimentos, mesmo no momento em que o país enfrenta uma das maiores crises econômicas de sua história. Ele atribui o trabalho de revitalização do Centro Histórico à criatividade da Prefeitura de Manaus para se manter ‘de pé’ diante das dificuldades.

“Vejo que essa obra tem um valor especial, porque fala do coração do povo manauara e isso aponta para um futuro de esperança. O Arthur é um dos poucos prefeitos de capitais  que com muita criatividade, como ele mesmo diz, e organização  consegue, apesar  de todas as dificuldades, fazer as coisas acontecerem. Arthur Virgílio  não  é  apenas  um patrimônio  manauara, mas um patrimônio para todo o povo brasileiro e é  com muita honra que estou aqui participando do lançamento desse grande projeto”, afirmou Aécio.

 

Áida Fernandes