Prefeito participa da abertura do 6o Fórum de Bicicletas Manaus

By -

“Nós fizemos o que estava ao nosso alcance em um momento de crise muito aguda”, disse Artur Neto

Como parte das comemorações da Semana Municipal do Ciclista, teve início nesta terça-feira, 22/8, o 6o Fórum de Bicicletas Manaus. O evento, organizado pelo grupo Pedala Manaus, aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Centro, e teve a participação do prefeito Arthur Virgílio Neto como palestrante.

O Fórum conta com o apoio da Prefeitura de Manaus e segue até a próxima sexta-feira, 25, ocasião em que se comemora o Dia Municipal do ciclista. A data foi estabelecida após o prefeito sancionar a lei municipal 2.236/2017, no mês de julho, que institui o dia 25 de agosto como o Dia Municipal do Ciclista.

Durante a palestra o prefeito falou sobre a dificuldade que enfrenta em conseguir recursos para destinar à construção de ciclovias e lembrou que apesar dos obstáculos, a prefeitura já concluiu 33 quilômetros de vias destinadas às bicicletas.

“Eu aprendi muito aqui com essas pessoas muito experimentadas no assunto e com o debate que aconteceu. Nós fizemos o que estava ao nosso alcance em um momento de crise muito aguda e vamos agora juntos com o Pedala e outras instituições trabalhar estabelecendo metas junto com todas as nossas secretarias”, disse Artur.

Ele também destacou que 2017 será o ano destinado à mídia institucional voltada a esse modal, principalmente, no que diz respeito à segurança e respeito ao ciclista.

“Este ano a prefeitura já fez duas campanhas publicitárias institucionais voltadas a este modal primando pelo respeito ao ciclista no trânsito e vamos continuar com mais ações que incentivem cada vez mais as pessoas pedalarem”, concluiu o prefeito. 

Envolvimento

De acordo com Nádia Aguiar, uma das coordenadoras do Pedala Manaus, este ano o Fórum traz o tema “Comunicação e as Bicicletas: da sensibilização às pedaladas”, e busca  envolver agentes da imprensa, além da sociedade civil e o poder público.

A nossa busca é por ampliar o diálogo e o discurso de humanização das ruas, compartilhamento no trânsito e diminuição da violência em virtude da motorização excessiva. “Queremos envolver cada vez mais as pessoas nessa discussão”, salientou a ciclista.

As sugestões repassadas pelo Pedala Manaus à prefeitura em relação aos projetos voltados para a prática do ciclismo na capital amazonense, vem sendo analisadas e avaliadas, para posterior implantação.

*Com informações da assessoria

Roberto Brasil