Prefeito em exercício acompanha trabalhos de infraestrutura no Jorge Teixeira

By -

A Prefeitura de Manaus está levando importantes obras de infraestrutura para a zona Leste da cidade. Desde o início do mês de março, as ações de drenagem profunda estão sendo intensificadas na Rua Nova Jerusalém, no Jorge Teixeira 3, na zona Leste, com a finalidade de solucionar problemas de alagamentos enfrentados pelos moradores. A conclusão da obra vai possibilitar, ainda, a interligação entre as etapas 2 e 3 do bairro.

No sábado (11), dia em que completa mais um ano de vida, o prefeito em exercício, Marcos Rotta, esteve na Rua Jerusalém, acompanhando os serviços. “É uma obra importante, reclamada a muito tempo que a prefeitura assume na sua totalidade. Essa obra é importante não só pela drenagem, mas acima de tudo, por levar mais saúde pública aos moradores e principalmente para as nossas crianças”, afirmou. 

Os trabalhos são realizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). No local, estão sendo implantados tubos de 1,20 metros, totalizando 970 metros de drenagem profunda. Além disso, uma grande caixa coletora com 10m de diâmetro foi construída para receber a vazão das águas pluviais de 4 canais de tubulação. Todas as caixas de coletoras serão tapadas com concreto armado dando segurança para os pedestres. 

Esse trabalho irá solucionar os problemas de inundações que levavam transtorno aos moradores da comunidade que sofriam com as fortes chuvas. “Antigamente com menos de 10 minutos já inundava tudo por aqui. Essa obra é uma benção de Deus e eu espero que fique muito bonita”, comentou Lucinete Braga de Souza, moradora da comunidade há 12 anos. 

O morador Elielton Ferreira, também reside no local há 12 anos. Ele disse que fez contenções na casa onde mora para evitar que os constantes alagamentos prejudicassem e destruísse seu imóvel. “Graças a Deus, depois que passou essa obra, está melhorando a nossa situação. Isso vai melhorar a nossa comunidade. Agora estamos mais tranquilos”, afirmou. 

Conforme o coordenador de obras da zona Leste, Airton Valdivino, além de conter o problema dos alagamentos, a canalização também vai possibilitar a interligação entre duas etapas do Jorge Teixeira. “Hoje, estamos ligando a tubulação com a Rua Jericó. Na sequência a Rua Anador, na etapa 2, será contemplada ganhando um novo acesso até a Rua 2, na etapa 3 do Jorge Teixeira, facilitando a passagem de pedestres e veículos. O tempo estimado para que o serviço seja concluído e de aproximadamente 90 dias. 

Famílias cadastradas 

Durante a inspeção da obra, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) identificou necessidades de algumas famílias que residem no local. Segundo o secretário, Elias Emanuel, na próxima segunda-feira, 13, equipes da Semmasdh junto com a Defesa Civil do município vão retornar ao local para identificar quantas famílias estão em situação de risco. 

“Nós já identificamos aqui, pelo menos, três residências que estão no caminho da obra, em situação de risco. Também temos casos de pessoas que precisam de programas sociais como o Bolsa Família. Então, a partir de segunda-feira, vamos identificar essas famílias que estão em situação de vulnerabilidade”, afirmou.

Roberto Brasil