Prefeito do Careiro pede ajuda à Sandra Braga para educação e vítimas das cheias no município

By -
"Estamos acompanhando a situação de vários municípios", afirmou Sandra Braga

“Estamos acompanhando a situação de vários municípios”, afirmou Sandra Braga

A senadora Sandra Braga (PMDB/AM) vai ajudar a Prefeitura de Careiro na busca de suplementação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Em reunião com o prefeito do município, Hamilton Villar, a parlamentar soube que os recursos atuais recebidos do Fundo são insuficientes para o pagamento do piso dos professores e outras despesas em educação.

Sandra pediu que sua assessoria acompanhe a reunião que o prefeito terá nesta quinta-feira (21/05)  na sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para tratar do assunto.

“Dependendo do resultado dessa reunião, entro em contato com o ministro da Educação, Janine Ribeiro, para reforçar o pedido de suplementação dos recursos do Fundeb”, disse a senadora.

O prefeito explicou que a suplementação dos recursos do Fundeb é prevista em portaria do Ministério da Educação. Ele contou que a Prefeitura precisa de uma suplementação de pouco mais de R$ 100 mil para pagar despesas com salários e manutenção das escolas.

“Nós estamos atendendo a todos os requisitos do MEC com relação ao piso dos professores, planos de cargos e salários e os recursos que estão indo para o município são insuficientes para manutenção das escolas. O próprio pagamento do piso nacional dos professores estamos efetuando com muita dificuldade”, relatou.

Cheias

Hamilton Villar também pediu à senadora que interceda pelo município junto ao Ministério da Integração Nacional para garantir ajuda às vítimas das enchentes. O prefeito disse que já decretou estado de emergência e aguarda a homologação do pedido pelo governo do estado e, posteriormente, pela Defesa Civil Nacional.

A senadora Sandra Braga sugeriu ao prefeito que envie o projeto básico com a descrição das necessidades do município ao Ministério, mesmo antes da homologação do estado de emergência.

“O projeto básico já pode ser enviado. Isso pode agilizar a liberação de recursos tão logo o decreto de estado emergencial seja homologado. Estamos acompanhando a situação de vários municípios, que também nos informaram dessa demanda e, com certeza, também vamos ajudar no que for necessário o município de Careiro. O ministro da Integração Nacional, Gilberto Ochhi, está atento a essas demandas”, respondeu a senadora.

Roberto Brasil