Prefeito de Benjamim Constant busca em Brasília recursos e decreta Emergência por causa da cheia

By -

O Prefeito de Benjamim Constant, David Nunes Bemerguy, esteve em Brasília cumprindo uma extensa programação de visitas a vários Ministérios levando na bagagem as necessidades mais urgentes do município como a recuperação da malha viária, reforço financeiro para Educação básica, produção rural e a emergente cheia.

Acompanhado pelo Deputado Federal Pauderney Avelino, Bemerguy iniciou a peregrinação pelo Ministério da Integração Nacional, onde foi recebido pelo próprio Ministro Helder Barbalho. Na pauta a solicitação de recursos financeiros para socorro e a ajuda humanitária às pessoas atingidas pela grande cheia na bacia do alto Solimões, que já atingem algumas ruas da cidade. O Ministro da Integração Nacional reconheceu a situação de urgência no município em decorrência dos danos causados pelas inundações e já encaminhou a questão para Secretaria Nacional de proteção e Defesa Civil e a Diretoria Nacional de Gerenciamento de Riscos e desastres para as providências. A medida permite que a prefeitura solicite apoio do Governo Federal para o restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas. “Não podemos esperar, temos responsabilidade com os ribeirinhos e os cidadãos que moram na beira rio urbana, nosso esforço é no sentido de buscar amenizar as dificuldades, levar tranquilidade às famílias atingidas pelas cheias com cestas básicas, kit higienes e colchonetes, dentre outros itens”, afirmou David Bemerguy.

Mais de 3 mil famílias serão atingidas, sem contar com os transtornos de toda população com os efeitos da subida das águas.

Saúde e Setor Primário

Outra importante audiência foi com o Deputado Federal Alfredo Nascimento, do mesmo partido de David, de quem ouviu que Benjamim Constant será contemplada com emenda no orçamento para melhoria da, Infraestrutura nas comunidades e o setor primária. “Minha parceria com o Prefeito David é fixa e não poderíamos faltar com essa ajuda para a população de Benjamim”, garantiu o ex-ministro.

Educação Humana e de qualidade

A implantação imediata de uma Educação humana, processual e de qualidade, que garanta o acesso e a permanência dos alunos nas salas de aula, foi o principal motivo que levou David Bemerguy a bater a porta do Ministério da Educação. Recebido pelo Professor Rossiele Soares da Silva, Secretário da Educação Básica do MEC, o prefeito protocolou e entregou o Projeto completo concebido ainda no período da campanha eleitoral para dinamizar e modernizar o ensino fundamental, nas mãos do próprio Secretário. Uma das maiores autoridades do ensino fundamental, Rossiele também confirmou apoio integral a iniciativa e não escondeu o entusiasmo para aplicação de recursos necessários a sua execução. “É confortável e inspirador conhecer um trabalho como este, bem feito e saber que Benjamim Constant tem boa vontade politica e profissionais preparados para melhorar o ensino e aprendizado das nossas crianças, vamos sim encaminhar e apoiar esse trabalho”, afirmou.

Reconstrução da Malha Viária

Agendado desde novembro de 2016, David Bemerguy também foi recebido pelo Senador Eduardo Braga e sua equipe para tratar do projeto técnico que deverá garantir verbas federais para reconstrução da sede e comunidades do município. O prefeito voltou a destacar os problemas com as ruas esburacadas, abastecimento de água, a saúde e Segurança, e por isso a necessidade do apoio do ex-governador na busca dos recurso. Por sua vez Braga disse que durante o seu governo o município sempre mereceu atenção especial. “Benjamim Constant sempre me apoiou, entreguei a malha viária funcionando, um belo e maior Ginásio de esporte do interior, sem contar a reforma do Hospital e a Estrada que liga com a cidade de Atalaia, tudo destruído por falta de manutenção, então se fizemos uma vez, vamos ajudar meu amigo David a reconstruir tudo outra vez, aquele povo valente merece, agradeceu.

Ainda na quarta feira, dia 08, o prefeito David Bemerguy ainda participou da solenidade do lançamento do aumento de recurso para a merenda Escolar com a presença do Presidente da Republica e vários Ministros.

Roberto Brasil