Prefeito busca fortalecimento do setor turístico em encontro com embaixadores da União Europeia

By -
“Foi uma escolha acertada, porque eles se mostraram muito impressionados", destacou Artur Neto

“Foi uma escolha acertada, porque eles se mostraram muito impressionados”, destacou Artur Neto

“Sejam bem-vindos a Manaus, uma cidade no coração da Amazônia e terra dos grandes destinos”. Assim o prefeito Arthur Virgílio Neto recebeu, nesta quinta-feira, 28, a delegação formada por 17 embaixadores da União Europeia, que permanecem na capital amazonense até domingo, 31. O encontro aconteceu no Parque Municipal do Mindu, no Parque Dez, zona Centro-Sul, onde a comitiva pode conhecer um pouco da cultura, gastronomia e outras potencialidades turísticas da região.

“Foi uma escolha acertada, porque eles se mostraram muito impressionados. Alguns voltarão já para o Festival Folclórico de Parintins, outros em suas férias e espero que muitos durante os Jogos Olímpicos, uma vez que Manaus sediará partidas de futebol”, destacou o prefeito, destacando que a cidade já mostrou sua capacidade para receber grandes eventos e começa a cumprir sua vocação internacional. “Fomos muito bem avaliados durante a Copa, o que foi fundamental para conquistarmos o Selo Olímpico. Aos poucos, Manaus cumpre sua vocação de cidade internacional e atrai, cada vez mais, os olhares de grandes investidores. Eles, mais até do que o governo do nosso país, já têm a visão de que o caminho do desenvolvimento econômico passa pela biodiversidade”, reforçou Arthur.

artur-e-embaixadores-02Para Ana Paula Zacarias, embaixadora da delegação da União Europeia, ao primeiro olhar, Manaus encanta por suas riquezas naturais, mas ainda há muito para ser explorado comercialmente no setor turístico. “Este é um ano muito importante para as questões climáticas e para o desenvolvimento sustentável em todo o mundo. Estar no Amazonas nesse momento é estar no centro das soluções desses problemas”, afirmou.

Ainda segundo Ana Paula, a visita também pretende ampliar a relação comercial entre Manaus e a Europa. “Já temos empresas estabelecidas aqui e estou convicta que esse encontro abrirá portas para novos negócios, uma vez que vieram muitos embaixadores que ainda não conheciam a região”, defendeu.

A União Europeia conta hoje com 28 países, sendo que 24 desses possuem embaixadas instaladas no Brasil, das quais 17 estão na capital federal. Entre os representantes, estão a Alemanha, Letônia, Suécia, Dinamarca, França, Irlanda, República Tcheca, Áustria, entre outros. A visita faz parte das comemorações da Semana da Europa no Brasil.

artur-e-embaixadores-03Divulgação

Ao fim do encontro, cada representante diplomático recebeu um kit, contendo uma publicação com os principais pontos turísticos da capital amazonense, principalmente do Centro Histórico, além de indicadores econômicos e sociais. Uma escultura em madeira do sauim de coleira ou sauim de Manaus também merece destaque entre os itens do material promocional.

“Eu tinha o sonho de conhecer Manaus e o Amazonas. Saio daqui encantada com os sabores, as cores e a cultura dessa gente”, comentou a embaixadora da Letônia em Portugal, Alda Vanaga. “É uma localidade diferente das demais partes do mundo e que nos oferece muitas possibilidades não só no turismo, mas em outros setores”, concluiu.

A delegação também cumpre agenda com o governador José Melo e ainda participará da programação cultural da Semana da Europa – “A Fita Branca”, no Teatro Gebes Medeiros, além de conhecer o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e estreitarem a relação com a Federação das Indústrias do Estado de Amazonas (Fieam).

Roberto Brasil