Prefeito Arthur Neto faz balanço das conquistas e dos novos desafios no aniversário de dez anos da RDS do Tupé

By -
Segundo Artur Neto, durante as  Olimpíadas, Manaus contará com o Tupé para mostrar aos visitantes as nossas belezas naturais

Segundo Artur Neto, durante as Olimpíadas, Manaus contará com o Tupé para mostrar aos visitantes as nossas belezas naturais

Os dez anos de criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé foram comemorados neste sábado, 29, com uma intensa programação, que contou com as presenças do prefeito Artur Virgílio Neto e de moradores das seis comunidades que integram a unidade de conservação. O evento foi realizado na sede da Associação dos Moradores da Comunidade São João do Tupé, a 25 quilômetros de Manaus.

Recebido com carinho pelos ribeirinhos, o prefeito destacou a importância da RDS para o município de Manaus, lembrando que já tinha o interesse em preservar e proteger aquele território desde o seu primeiro mandato como prefeito, quando decretou o Tupé como sendo área de relevante interesse ecológico, por meio da Lei 321/1990. “Somente em 2005 a área foi decretada como RDS, mas já naquela época enxergávamos aqui o necessidade de preservação por ser esta uma das áreas mais bonitas da região amazônica e com enorme potencial turístico”, afirmou o prefeito.

artur-neto-rds-tupe-aniversario-02Artur Neto foi recebido pelas lideranças comunitárias da reserva, que é gerida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), e aproveitou para fazer um balanço das conquistas obtidas e dos desafios a serem vencidos durante sua gestão em favor das comunidades. Entre os avanços, citou a inauguração, em abril do ano passado, dos poços artesianos que abastecem hoje as comunidades Agrovila e Julião, obras que foram financiadas pelo Governo do Japão, por meio de convênio firmado entre a Semmas e o Consulado Geral do Japão, em Manaus. O prefeito lembrou que a intenção é manter o convênio e construir pelo menos mais dois poços, beneficiando outras duas comunidades, que deverão ser escolhidas pelos próprios moradores. “Precisamos ouvir as comunidades para saber onde há necessidade de instalação dos poços para darmos início às negociações com o governo japonês”, afirmou Arthur Neto.

artur-neto-rds-tupe-aniversario-03A agilização do processo de implantação da energia elétrica na reserva, por meio do Programa Luz para Todos, foi outra conquista destacada pelo prefeito. Ele lembrou do compromisso assumido ainda no período de campanha de agilizar a implantação da energia elétrica na reserva, por meio do processo de licenciamento ambiental. “O processo se arrastava há quase oito anos, quando o prefeito Arthur Neto esteve aqui, prometeu nos ajudar e cumpriu a promessa”, lembrou a presidente da Associação dos Moradores da comunidade São João, Glória Araújo. A parceria com a iniciativa privada, intensificada na atual gestão, também trouxe avanços para a RDS. Na comunidade São João, existe um laboratório de informática inaugurado pela Samsung no ano passado. A empresa construiu ainda a sede da associação comunitária e fez a doação de equipamentos para os comunitários.

artur-neto-rds-tupe-aniversario-04O prefeito ressaltou que o Tupé deverá ser um dos principais destinos turísticos das Olimpíadas, em 2016. “Manaus, que brilhou na Copa do Mundo e vai novamente brilhar durante as Olimpíadas, contará com o Tupé para mostrar aos visitantes as nossas belezas naturais”, afirmou. Segundo ele, serão realizados investimentos com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano para a revitalização das estruturas físicas da Praça de Alimentação visando a melhoria das condições do receptivo turístico da praia da comunidade São João, para as Olimpíadas, tendo em vista que as barracas padronizadas utilizadas pelos próprios moradores das comunidades encontram-se deterioradas.

artur-neto-rds-tupe-aniversario-05Para o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes, são muitos os motivos a serem comemorados nestes dez anos. “A RDS tem um papel importante em conciliar o homem, a natureza, conservação e melhoria de vida das pessoas que aqui residem, garantindo o modo de vida tradicional. Ao longo desses dez anos de atuação da Semmas na área, acumulamos avanços como o apoio ao fortalecimento organizacional das comunidades, regulamentos específicos sobre o uso racional do território, diversas iniciativas para promover o turismo local, e tudo isso só foi possível pela construção coletiva”, destacou ele.

artur-neto-rds-tupe-aniversario-06As festividades começaram por volta das 9h e se estenderam até às 17h, na praia da comunidade São João do Tupé. Foram realizadas apresentações artísticas com música e teatro, torneio de futebol para adultos, recreação infantil dentre outras série de atividades. Foi montado também exposição e venda de artesanato e doces da região e uma mostra de arranjos florais e decoupage feita por artistas independentes (Amigos dos Morcegos) das próprias comunidades, que aproveitaram a data para festejar a 11º Festival do Morcego.

A assessora jurídica da Semmas, Ana Paula Simões, representou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, na solenidade. O evento contou com a presença de representantes de instituições parceiras, como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto Samaúma, das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), Limpeza Urbana (Semulsp), Educação (Semed), Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e Economia e Finanças (Semef), Câmara Municipal de Manaus, além dos integrantes do Conselho Deliberativo da RDS do Tupé.

Roberto Brasil