Prefeito Arthur Neto cobra agilidade da Manaus Ambiental para restabelecer fornecimento de água na zona Leste

By -

08-06-16.Carros Pipa ajudam no fornecimento de água para Zona Leste.-Foto-Karla Vieira. Semcom.151658

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, cobrou da empresa concessionária Manaus Ambiental, ontem (8), o restabelecimento imediato do fornecimento de água para moradores de bairros da zona Leste.  A distribuição de água foi prejudicada por problemas na bomba de captação de água bruta na Ponta das Lajes, ligada ao Programa Água para Manaus (Proama).

Ainda de Brasília (DF), onde busca recursos para projetos do município, o prefeito disse que a concessionária vai ser multada se o serviço não for restabelecido. Arthur também anunciou que não será cobrada da população atingida pela falta de fornecimento, as contas de água referentes ao período suspenso.

“A Manaus Ambiental precisar resolver o problema até hoje, caso contrário, vai pagar uma multa pesada. Quem tem que se responsabilizar é a concessionária do serviço e esse tempo em que a população ficou sem água não vai ser cobrado, já que o fornecimento não aconteceu da maneira que deveria”, afirmou o prefeito que cumpre agenda oficial na capital federal.

08-06-16.Carros Pipa ajudam no fornecimento de água para Zona Leste.-Foto-Karla Vieira. Semcom.151662

Por determinação do prefeito, uma equipe de trabalho da prefeitura foi criada para acompanhar de perto as medidas adotadas e solucionar o problema. Segundo o coordenador da Unidade Gestora de Projeto Municipal de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM Água), Sérgio Elias, a Manaus Ambiental deve concluir os trabalhos de reparo da bomba comprometida até o fim do dia.

“Estamos trabalhando para concluir tudo até hoje. É um trabalho árduo, pois as peças danificadas precisaram ser confeccionadas. Técnicos da empresa responsável pela venda da bomba, que possui mais de 27 metros, foram deslocados do Rio de Janeiro (RJ) para acompanhar o trabalho e ajudar na retomada do fornecimento”, explicou Sérgio.

Visita às áreas afetadas

Também integrando o grupo que nesta quarta-feira vistoriou os trabalhos de reparo da bomba de captação, bem como o atendimento oferecido aos moradores da zona Leste, o prefeito em exercício, e procurador-geral do Município, Marcos Cavalcanti, disse que a prefeitura está fiscalizando de perto a distribuição de água realizada por caminhões pipa.

08-06-16.Carros Pipa ajudam no fornecimento de água para Zona Leste.-Foto-Karla Vieira. Semcom.151659

“O prefeito Arthur determinou que viéssemos a campo verificar se a distribuição de água está sendo feita efetivamente e também acompanhar os trabalhos de reparo e identificar o que aconteceu de fato com o Proama. A prefeitura não vai ficar parada e vamos tomar todas as providências para diminuir o sofrimento da população”, disse o prefeito em exercício.

 Parceria com Exército

 Atendendo solicitação do prefeito Arthur Virgílio Neto, o Exército Brasileiro disponibilizou mais seis caminhões-pipa para atender as comunidades atingidas pela interrupção, totalizando 18 caminhões. Devido à necessidade de higienizar os veículos para que possam levar água potável para a população, os mesmos entram em atividade nesta quinta-feira, 9.

08-06-16.Carros Pipa ajudam no fornecimento de água para Zona Leste.-Foto-Karla Vieira. Semcom.151660

O procedimento adotado pela prefeitura é o mesmo aplicado em 2014, quando uma balsa colidiu contra a plataforma do Proama e comprometeu o fornecimento de água na capital. Os trabalhos contam com o apoio da Defesa Civil e foram intensificados nos bairros Nova Vitória e Jorge Teixeira.

“Montamos equipes para acompanhar os trabalhos de distribuição de água. A Manaus Ambiental nos repassou os locais e os agentes já estão monitorando. A recomendação é que todos os moradores sejam atendidos”, explicou o secretário executivo da Defesa Civil de Manaus, Cláudio Belém.

Mario Dantas