Prefeito acompanha desfiles no sambódromo e destaca boa qualidade com baixo custo do Carnaval 2016

By -

carnaval-artur-neto-sambodromo-01O desfile das escolas de samba do grupo especial de Manaus, realizado no último sábado, 6, foi regado de muita emoção e exemplos de garra e força. No sambódromo, zona oeste, a palavra de ordem era inovar, e todas as agremiações mostraram que se pode fazer uma grande festa com baixo custo.

O prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, acompanhou os desfiles das escolas até o amanhecer e destacou que o carnaval, além de uma grande manifestação cultural, também é uma forma de driblar a crise econômica pela qual o país atravessa.

carnaval-artur-neto-sambodromo-02“Carnaval eu encaro como um gerador de emprego. São costureiras, artesãos, pintores e artistas de todas as espécies. Os custos tanto para prefeitura quanto para o governo foram baixíssimos. As escolas reduziram os números de brincastes e de carros alegóricos. Procuraram reciclar fantasias do ano passado. Ou seja, todo mundo consciente de uma conjuntura de crise, mas que é um dever manter uma tradição tão importante como é o carnaval.”, observou Artur.

O Grêmio Recreativa Escola de Samba Unidos do Alvorada homenageou, na avenida, a figura de Arthur Virgílio Filho, levando o prefeito de Manaus as lágrimas. Arthur afirmou que o carnaval de 2016 é uma grande vitória para a cidade de Manaus. “Carnaval é um tradição que deve ser mantida e mantivemos. Pra mim tem duas razões de eu estar aqui: a alegria de participar do carnaval e também a sensação de ter mais uma etapa vencida numa hora difícil para o país e que Manaus teimosamente insiste em se manter de pé.”, disse.

carnaval-artur-neto-sambodromo-03Serviços da prefeitura dão suporte aos desfiles

A Campanha de Combate à Exploração Sexual Infantojuvenil e o Trabalho Infantil foi intensificada durante os desfiles, no Sambódromo. A primeira dama do município e secretaria municipal da mulher, de assistência social e direitos humanos (Semmasdh), Goreth Garcia Ribeiro, declarou que a prefeitura de Manaus está cada vez mais atenta a garantir o direito da criança e do adolescente.

carnaval-artur-neto-sambodromo-04“O carnaval faz parte da nossa agenda e é um momento especial. Hoje nós estamos com 80 pessoas em nossas equipes de abordagem que estão atentas e vão trabalhar até a última escola passar na avenida.”, informou a primeira dama, acrescentado que a população deve denunciar abusos contra crianças e adolescentes pelo Disque 100, Disque Direitos Humanos (0800 092 6644) e Disque Denúncia (0800 092 1407).

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), também realizou ações de prevenção educativas e distribuição de preservativos. A atividade acontece também em blocos e bandas até o próximo dia 16.

carnaval-artur-neto-sambodromo-05Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também atuaram na área para deixar o palco oficial da folia limpo. A mobilização da limpeza pública continuou até o término do evento, quando 200 trabalhadores entraram com um mutirão de serviço. Durante o evento, 60 funcionários deram apoio imediato na limpeza, que contou com dois carros compactadores fixos para atender a área.

carnaval-artur-neto-sambodromo-07Ventarolas e máscaras com mensagens relacionadas aos cuidados que condutores e pedestres devem ter, fizeram parte da ação educativa da prefeitura, que buscou conscientizar e alertar os foliões sobre o respeito às leis de trânsito e a preservação da vida. O tema da campanha, realizada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), para o carnaval deste ano é “Folião Consciente, Trânsito sem Acidentes”.

carnaval-artur-neto-sambodromo-06Já a Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU) atuou com 18 fiscais na Avenida Constantino Nery, em três pontos estratégicos para fiscalizar tanto o transporte coletivo como os serviços de táxi e mototáxi. Além disso, a SMTU disponibilizou quatro linhas exclusivas para o transporte da população que decidiu voltar para casa durante a madrugada. A operação repete-se na segunda-feira, 8, quando acontecerá o Carnaboi.

Roberto Brasil