Prefeito abre ano legislativo com balanço de gestão

By -
Segundo Artur Neto, o balanço dos últimos três anos de administração foi positivo

Segundo Artur Neto, o balanço dos últimos três anos de administração foi positivo

Da Redação – Nesta segunda feira (15), no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Prefeito de Manaus, Artur Neto, fez a leitura da mensagem ao legislativo para o exercício 2016. O balanço da gestão contou com a presença do Governador do Estado do Amazonas, José Melo, e representantes dos tribunais de Justiça, Trabalho e Contas, Forças Armadas, Igrejas Católica e Evangélica, OAB, secretários, vereadores,entre outros.
O balanço dos últimos três anos de administração foi positivo, segundo o Prefeito de Manaus. “Há três anos compareci nesta casa e reafirmei meu compromisso de governar junto à população. O diálogo permanente e a participação no cotidiano. Estamos enfrentando a maior crise dos últimos tempos e devemos estar preparados para tomar as medidas e que os problemas não cheguem até 2018”, destacou.

Informou ainda que em 2015 houve queda nas arrecadações (8,7%) e do ICM (11%). “Diminuímos secretários e reduzimos os gastos, mas enfrentamos logo no inicio problemas emergências da coleta do lixo e recuperação dos igarapés, cuidado da malha viária e tapa buraco entre outros, hoje os serviços viraram rutina e estamos operando e respondendo aos problemas com soluções”, disse.

Olimpíadas e novas obras

No informe apresentado teve destaque o trabalho durante a Copa do Mundo e a preparação para os jogos de futebol para as Olimpíadas. “O sistema de transporte da BRT  já esta em andamento, mas depende da verba federal e de outras parcerias privadas. Será uma realidade para melhorar o trânsito em Manaus. Por outro lado, foram realizadas muitas obras com recursos próprios (construção de moradias, abrigos, creches e outros)”, salientou o Prefeito de Manaus.

“O Terminal 6 no bairro de Santa Etelvina na zona leste de Manaus está previsto para este ano. Por conta disso foi aprovado primeiro o Plano de Mobilidade Urbana e a faixa azul também com vistas a melhorar o trânsito. Outra meta é a ciclovia com 80 km”, anunciou. Destacou ainda as reformas da Avenida Eduardo Ribeiro, no centro, a reabertura do Passo municipal e a entrega de um shopping popular na zona leste.

“Cuidamos do centro e dos bairros, onde foram realizadas obras de infraestrutura e recuperamos espaços de lazer e esporte. Mas há muito trabalho a ser realizado como os parques, a orla da Manaus Moderna, Parque São José, construção de mais abrigos, mais escolas, mais creches, postos de saúde”, afirmou Artur Neto.

Destacou as parcerias com as Forcas Armadas, os bombeiros, agradeceu a parceria com o Governador Jose Melo especialmente pelo trabalho de recuperação dos corredores viários e outros trabalhos, salientou o apoio do secretario de segurança, Sergio Fontes na tarefa da desapropriação de áreas. Na área da saúde indicou 55,3% de cobertura na atenção de saúde básica e destacou o trabalho conjunto de combate contra o mosquito transmissor dos vírus zica, dengue e chikunguya. “O Brasil precisa de um pauta positiva, o povo espera e gosta de noticias esperançosas”, finalizou a mensagem o Prefeito de Manaus.

Na oportunidade o Governador José Melo anunciou o investimento de mais de 150 milhões para a capital.“Já estamos preparando a Região Metropolitana para isso. Vamos reforçar as ações de infraestrutura em Manaus. A primeira parceria, direcionada as zonas norte e leste da cidade, foi no valor de R$ 100 milhões. Além de obras de tapa-buraco, a nova fase da ação conjunta pretende se recuperar avenidas e ruas nos bairros da periferia com novo recapeamento, seguindo o modelo realizado com sucesso entre os governos e que resultou em melhorias expressivas em alguns dos maiores e principais corredores do trânsito da capital.

“O equilíbrio fiscal permitiu que o Prefeito chegasse sem problemas ao final do ano e pode contar com a parceria do Governo de Estado para superar a crise juntos, as prioridades devem ser tomadas e reafirmo o meu apoio, aconselho continuar a ter muito equilíbrio, a mensagem nos leva a acreditar que teremos um ano muito proveitoso para Manaus”, finalizou Melo./// (Mercedes Guzmán – Foto: DIRCOM/CMM)

Roberto Brasil