Preços de alimentos sobem até 100% em São Gabriel da Cachoeira por conta da estiagem

By -
A seca deixa à mostra uma paisagem diferente das corredeiras do rio Negro

A seca deixa à mostra uma paisagem diferente das corredeiras do rio Negro

Da Redação – A seca que atingiu as cabeceiras do rio Negro e seus afluentes, este ano, produziu um grande desabastecimento de gêneros de primeira necessidade, motivado pela dificuldade de navegação das balsas e pelo alto valor cobrado pelo frete de mercadorias entre capital e  os municípios da região. A cidade de São  Gabriel da Cachoeira, localizada há 900 km de Manaus é a mais afetada no momento por ser a que está mais distante do centro distribuidor.

 Longas filas se formam no centro de São Gabriel para o recebimento de benefícios sociais do Governo Federal

Longas filas se formam no centro de São Gabriel para o recebimento de benefícios sociais do Governo Federal

Segundo moradores mais antigos do município, há mais de 20 anos não acontecia uma estiagem tão forte como a de agora,  e que deixou isolada algumas comunidades indígenas mais afastadas da sede municipal. Sem alternativas, alguns comerciantes, na semana passada, chegaram a fretar um avião de pequeno porte para transportar verduras, peixe e frango para tentar amenizar a crise de abastecimento  forçando uma elevação imediata nos preços que, em alguns casos, chegou a ter o valor majorado em cem por cento, exemplo do quilo do tomate que está sendo vendido a R$ 25,00 nas feiras e mercadinhos. O frete e passagem aérea para São Gabriel da Cachoeira são um dos mais caros do Brasil.

Comerciantes temem que frete continue alto, mesmo depois que a navegação seja normalizada

Comerciantes temem que frete continue alto, mesmo depois que a navegação seja normalizada

Moradores locais estão com medo que o aumento repentino dos preços permaneça  mesmo depois que o rio Negro volte ao seu nível normal, o que é esperado para meados do mês de março. Enquanto isso, longas filas se formam nas portas dos estabelecimentos comerciais. Alguns  comerciantes estão culpando os donos das empresas de transporte pela alta dos preços, segundo eles ocasionada pelo aumento do valor dos fretes.

Em São Gabriel da Cachoeira, a única agencia lotérica da cidade que fazia do pagamento dos benefícios sociais do Governo Federal  foi fechada pela Polícia que investiga possíveis fraudes financeiras praticadas pela empresa detentora da concessão. Diariamente, centenas de pessoas, principalmente indígenas, esperam por muitas horas para serem atendidos em um posto provisório de atendimento bancário, o que agrava ainda mais os problemas da população local, que sofre com o desabastecimento de produtos da cesta básica e com a falta de infraestrutura bancária. (Texto e Fotos: Jânio Moraes)

Roberto Brasil