Prazo para tirar 2ª via do título de eleitor segue até dia 26, alerta TRE-AM

By -

Tribunal Regional Eleitotal do Amazonas (TRE-AM) alerta eleitores para o prazo para tirar a segunda via do título de eleitor. Quem perdeu ou danificou o título tem até o dia 26 de julho para requerer o documento. A solicitação é gratuita e a emissão é feita na hora.

No dia 6 de agosto, mais de 2 milhões de eleitores no Amazonas devem ir às urnas para eleger o novo governador do Amazonas.

Para obter a segunda via, é necessário apresentar um documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira de motorista, exceto passaporte) e não ter nenhuma pendência com a Justiça Eleitoral. Não é possível solicitar o documento por outra pessoa, mesmo com qualquer tipo de procuração.

Embora não seja obrigatória a apresentação do título eleitoral para votar, ter o documento em mãos ajuda a identificar facilmente a zona e seção de votação.

“Ele também é importante para quem for justificar o voto, pois contém as informações necessárias para preencher o formulário”, informou o órgão.

Cassação

O TSE decidiu no início de maio, por 5 votos a 2, manter a cassação do governador de Amazonas, José Melo (PROS), e do vice, Henrique Oliveira (SD), por compra de votos nas eleições de 2014.

A ação de cassação do governado e do vice foi proposta pela coligação adversária “Renovação e Experiência”, que tinha como candidato o atual senador Eduardo Braga (PMDB), derrotado no segundo turno.

A cassação já havia sido determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. A decisão do TSE negou um recurso movido pela defesa do governador, que contestava a primeira instância.

Mesmo após cassados, em 2016, Melo e Oliveira permaneceram nos cargos por decisão do próprio Tribunal Regional Eleitoral. Em março, o TRE negou o recurso da Coligação “Renovação e Experiência”, que pedia a posse imediata de Eduardo Braga como governador e de Rebecca Garcia como vice.

G1 AM

Roberto Brasil