Praça e academia ao ar viram point na zona Oeste

By -

pça-sao-jorge-point1Inaugurada no final de agosto pela Prefeitura de Manaus, a popular Praça do Cigs, agora Praça Coronel Teixeira, no bairro de São Jorge, zona Oeste, tem recebido cada vez mais frequentadores e já se consolidou como espaço de lazer e da prática de atividades físicas. O point do local é a academia ao ar livre, cujos aparelhos são buscados por pessoas de diversos bairros daquela área.

pça-sao-jorge-point2A praça foi reformada por meio de parceria entre a prefeitura e o Exército Brasileiro, ganhou novo layout dos passeios e maior espaço para caminhadas. Com nova pintura e iluminação, a praça recebeu também quadra de streetball, o que se tornou outro atrativo.

pça-sao-jorge-point3A aposentada Carmosa Mady, 63, é uma das frequentadoras do espaço. Ela sai de casa, no bairro Lírio do Vale, zona Oeste, para usar os aparelhos da academia ao ar livre. Em cada um deles executa um tipo específico de exercício. “Estava passando por aqui pela primeira vez e vi os aparelhos. Resolvi parar e comecei a me exercitar. Antes, fazia somente a caminhada na estrada da Ponta Negra. Agora, sempre que posso, paro na praça”, disse a aposentada.

pça-sao-jorge-point4Carmosa destacou ainda a qualidade dos aparelhos instalados e os manuais de uso presentes em cada um. Com atenção, ela segue as diretrizes para evitar sobrecargas. “Já aprendi a usar todos eles (os aparelhos). É muito bom. Saio daqui revigorada. Espero que sejam instaladas academias assim em outras praças da cidade”.

pça-sao-jorge-point5Disposta a cuidar da forma física, a estudante Laura Poliana frequenta a praça, pelo menos, três vezes por semana. Ela acha os equipamentos fáceis e práticos de usar, mas mostra-se preocupada com a manutenção. “Isso aqui é uma maravilha. Estive em Brasília (DF) e lá há várias praças com aparelhos. Por isso, já tenho noção de como usá-los, mas a população precisa colaborar e não quebrar a estrutura. Para isso é preciso usar tudo com consciência”.

pça-sao-jorge-point6A revitalização das praças e parques públicos da cidade é um trabalho que a Prefeitura de Manaus vem realizando de forma intensa. Entre os espaços já beneficiados com reformas, estão a Praça Altair Nunes, no Eldorado; Praça Senador Raimundo Parente, no Aleixo; Parque Ponte dos Bilhares, localizado entre as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery; Praça Nossa Senhora de Nazaré, em Adrianópolis; Parque do Mindu, no Parque Dez; Praça Domingos Russo, no Nossa Senhora das Graças; Praça da Saudade, no Centro; e praça Dom Pedro, no bairro de mesmo nome.

Roberto Brasil