Porto de Manaus foi abandonado pela Prefeitura

By -

porto-de-manaus-blogdafloresta-1Nesta quinta feira (01) vários trabalhadores denunciaram as péssimas condições do Porto de Manaus que encontra se em completo abandono há décadas por parte da Prefeitura, a situação piorou nos últimos anos, pois nada foi feito para melhorar a situação. A seca neste período do ano afeta ainda mais as condições dos que usam esta área no Rio Negro, um dos maiores afluentes do Rio Amazonas,  já que se encontra vazando (4cm).

porto-de-manaus-blogdafloresta-2Motoristas, carregadores, vendedores e outros trabalhadores reclamaram ao Blog da Floresta a lamentável situação em que se encontra o local, sendo um dos lugares mais turísticos e de maior fluxo econômico da capital. Desníveis no solo, buracos, lixo de todo tipo e em todo lugar mostram o estado em que se encontra esta área, além da desorganização em torno tanto das calçadas quanto das ruas próximas.

porto-de-manaus-blogdafloresta-3“As condições aqui no Porto de Manaus são péssimas. Eu pago R$ 30,00 para transportar produtos e tenho que pagar 5 balsas, mas aqui o caminhão atola. A areia é fofa. Pelo menos que botassem cascalho. Toda essa parte do porto é uma imundice total. Um fedor danado, todo tipo de lixo, você pode sentir a catinga de longe, tem peixe podre, gato ou rato morto”, reclamou João Pedro, motorista de caminhão

porto-de-manaus-blogdafloresta-4A vendedora de alimentos Wanderléia Queiroz trabalha há quatro anos na área e também reclama das condições existentes. “Meu marido é feirante aqui há doze anos e nunca viu qualquer melhora em nada. Pelo contrário. Nos últimos anos as coisas só pioraram. Chego aqui por volta de 1 hora da madrugada para vender comida. Os carregadores e outros trabalhadores querem comer aqui, pois é barato e poder trabalhar, mas a ideia do Prefeito é fazer café da manhã. Queremos um projeto sério para nós. Queremos casinhas para nosso ganha pão. Na terça-feira passada tive que correr por conta dos funcionários da Prefeitura que dizem que é ilegal nós estar aqui”.

porto-de-manaus-blogdafloresta-6Os trabalhadores (taxistas, vendedores de passagens, guias e outros) demandaram melhoras no Porto e compararam com outros Portos como de São Raimundo que tem mais condições para os que trabalham, os turistas ou passageiros. Explicaram ainda que o fluxo de embarques e desembarques não pára nem de dia nem de noite pelo que é urgente a atenção da Prefeitura.

História

porto-de-manaus-blogdafloresta-5O Porto de Manaus está localizado no centro da capital amazonense. É considerado o maior porto flutuante do mundo. Atende aos estados do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Acre e áreas do norte do Mato Grosso. Construído em um cais flutuante, foi projetado por ingleses e inaugurado em 1907 quando a cidade vivia o apogeu da época áurea da borracha. (Mercedes Guzmán – Fotos: Áida Fernandes)

Roberto Brasil