População de Manicoré receberá UBS fluvial no dia 29

By -

ubs

Dia 29 de Maio de 2015, estará acontecendo em Manicoré à inauguração da UBS Fluvial Nossa Senhora das Dores, construída desde o ano passado em Manaus com recursos oriundos do Ministério da Saúde e as contra partida do Governo do Estado e Prefeitura Municipal, a mesma irá atender a Atenção Básica de Saúde dos ribeirinhos.

Neste final de semana o prefeito reuniu com todos os secretários municipais, assessores e vereadores da base aliada na Câmara Municipal, bem como a presença de representantes de várias instituições locais com a finalidade de se elaborar toda estrutura para a grande inauguração da UBS Fluvial que estará acontecendo dia 29 no Terminal Hidroviário Waldomiro Gomes e que deverá contar com a presença do Ministro da Saúde Arthur Chioro e o Governador do Amazonas José Melo de Oliveira, do Secretário de Saúde do Estado (SUSAM) Dr. Wilson Alecrim além de convidados que farão parte desse dia que vai ficar na história administrativa do município de Manicoré. Essa será a segunda Unidade Básica de Saúde Fluvial do Amazonas a ser entregue. A embarcação levará atendimento há mais de 28 mil pessoas de 130 comunidades rurais que vivem às margens do rio madeira, igarapés e Lagos.

A unidade possui 24 metros de cumprimento e esta dotada de consultórios médicos tais como:

page

Gabinete odontológico, sala de vacina, sala de reuniões, enfermagem, farmácia, laboratório, curativo, coleta de material e esterilização. A equipe que irá realizar o atendimento será formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de laboratório, dentistas e auxiliares ou técnicos da saúde bucal, além dos agentes comunitários de saúde que trabalham na Zona Rural.

Min.

Min. Arthur Chioro

O objetivo segundo o prefeito Lúcio Flávio do Rosário (PSD), é melhorar o tratamento de doenças e exames de rotina no atendimento dessas comunidades ribeirinhas, para que Manicoré recebesse esse benefício, foi preciso organizar e preparar o município primeiro, para que depois a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) pudesse enviar o projeto para o Ministério da Saúde onde já havia esse Programa de Construção de Unidades Básicas de Saúde Fluviais que foi lançado em 2011.

Mario Dantas