População de Barcelos pede mais atenção em saúde, emprego e saneamento básico

By -

amigos.solidarios.maues.blogdafloresta01Da Redação – População de Barcelos demandou nesta sexta feira (26) mais atenção em saúde, emprego, saneamento básico, manutenção e asfalto das ruas e segurança. O registro foi na ação social dos Amigos Solidários em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizada na Creche Municipal Tainá Suri, Centro. Na enquete política realizada pelo BLOG DA FLORESTA, a população afirmou seu desejo de mudança e esperam uma melhora do município.

Serviços de saúde e embelezamento foram disponibilizados e uma programação cultural esportiva com slackline, fit dance e zumba na praça municipal. O município de Barcelos caracteriza se pela precária situação sócio econômica, os seus habitantes trabalham na piscicultura, agricultura familiar e turismo, este último com grande potencial.

amigos-solidarios-maues-blogdafloresta12O secretario municipal de saúde, Marcos de Lima Lopes, informou que o trabalho em saúde é voltado para a atenção básica e disse “estamos empenhados em melhorar os serviços e graças ao Programa Mais Médicos temos avançado porque antes era um médico para 27 mil habitantes e havia grandes problemas”. Explicou ainda que espera que no final do ano esteja funcionando o Barco Hospital que atenderá as populações ribeirinhas e indígenas. Referente ao problema no consumo da água não tratada disse que o Programa de Vigilância de água esta parado e era responsável pelo monitoramento e a qualidade deste produto, “a água vem dos poços artesianos e não passam por nenhum tratamento, isto tem de ser feito pelos moradores, o flúor esta disponibilizado mas muita gente não gosta”.

amigos.solidarios.maues.blogdafloresta02Consumo de água não tratada ocasiona verminoses

“As doenças que prevalecem no município de Barcelos são malaria, dengue e verminoses, cuja causa é o consumo de água não tratada corretamente. O Programa Mais Médicos atende no Posto de Saúde comunidades ribeirinhas, visita as escolas e creches, domicílios para atender especialmente idosos e gestantes e realiza campanhas para prevenir as verminoses que são freqüentes pelas diarreias que atingem a população”; informou o Dr. Derlin Lupaca.

amigos-solidarios-maues-blogdafloresta03Segundo Samuel Aguiar, médico do Programa de Valorização Primaria do Mais Médicos, é um desafio o trabalho em saúde em Barcelos, onde está há sete meses, e os recursos são mínimos por conta da crise econômica e social do município. “Em função disso, a população é a que mais sofre pela falta de exames básicos, remédios, entre outros. Atualmente, tem sido atendido mais casos de mulheres adolescentes grávidas, doenças sexualmente transmissíveis (DST), hipertensos, diabéticos. Apesar de contar com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, as vezes fica muito difícil atender de forma adequada”, disse Aguiar. Explicou ainda que vários temas de saúde poderiam ser trabalhados nas escolas a fim de evitar doenças, bem como que as mulheres adolescentes engravidem.

amigos-solidarios-maues-blogdafloresta07Política x Realidade

Numa rápida enquete feita pelas ruas de Barcelos, o Blog da Floresta registrou mais uma vez o desejo dos moradores por mudanças na política local e, principalmente, na solução de problemas básicos do dia a dia.

amigos-solidarios-maues-blogdafloresta09“Falta saúde, capacitação e emprego para os jovens”, afirma Joseline Lindoso de Oliveira.

“Barcelos é um lugar para se viver. Temos que acreditar que algum candidato irá melhorar o município”, disse Daniela Benedito.

Iara Cordovil Lopes, moradora há 26 anos em Barcelos disse: “as demandas são saúde, segurança e educação, precisamos mais médicos no hospital e é verdade que por conta da água não tratada as pessoas consomem e adoecem, acredito que podemos mudar esta situação mas com políticos que cumpram as suas promessas”.

amigos-solidarios-maues-blogdafloresta10“A atenção em saúde continua sendo deficiente, falta medicamentos e os professores têm salários atrasados, falta material escolar, no problema do consumo da água falta mais conscientização por parte da população pela falta de costume de uso de hipoclorito, falta saneamento básico e asfalto nas ruas, mas temos esperança de que o novo Prefeito faça alguma coisa”, atesta Sulymara Macedo.

“Precisamos mais médicos, não há emprego, falta segurança, pois tem muito roubo. Temos que mudar o Prefeito para melhorar”, frisa Shirlene Cardoso de Souza.

amigos-solidarios-maues-blogdafloresta08Valdemara de Souza Amorim mora há nove anos e disse faltar de tudo em Barcelos. “Eu luto para melhorar a minha rua e já procurei a todas as autoridades, inclusive falei com o governador do Estado e ninguém faz nada. É uma vergonha. Só passam maquiagem na cidade e minha rua nem nome tem, chamam apenas de Pupunhal. Eu não penso votar em ninguém. Prefiro pagar a multa. Aqui os órgãos funcionam para cobrar luz e água, mas a gente não tem dinheiro nem para comer. Precisamos de opções de trabalho”.

amigos-solidarios-maues-blogdafloresta11Os candidatos na disputa à Prefeitura de Barcelos são: Raimundo Ribeiro (PSD), Carlos Diaz (PMDB) Eddie Mendes (PSB), Lourenço Gadelha (PROS) e Gerôncio (PT). (Texto e Fotos: Mercedes Guzmán)

Roberto Brasil