Ponte da Lóris Cordovil é reinaugurado com o nome do engenheiro Norman Arruda

By -

Avenida Loris Cordovil (Foto: Alexandre Fonseca)

Na manhã desta quinta-feira, 6, a nova ponte da avenida Lóris Cordovil foi entregue pelo prefeito de Manaus, Artur Neto, e pelo seu vice, Marcos Rotta. A nova estrutura possui um tabuleiro mais amplo, medindo 16×16 e está a partir de agora mais apropriada para o fluxo intenso e crescente de veículos da cidade.

– Essa é uma ponte de 1983, então é uma ponte que tinha uma estrutura antiga chamada gabião que hoje não se utiliza mais, mas na época era o que tinha de mais moderno, mais tecnológico, então nós fizemos a substituição de toda essa estrutura antiga e fizemos uma obra hoje para a eternidade, uma obra duradoura, com altíssimo padrão de qualidade, de engenharia e a cima de tudo de profissionalismo – falou Marcos Rotta, vice-prefeito de Manaus e secretário municipal de Infraestrutura.

A Ponte Engenheiro Norman Arruda, como a estrutura foi batizada, é uma homenagem ao colaborador público municipal, técnico em edificações que dedicou a maior parte da sua vida à Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) e morreu no ano passado. Norman Arruda era responsável pela implantação das redes de drenagens e dragagens no município de Manaus.

Só temos a agradecer a prefeitura por esta homenagem ao nosso pai Norman Arruda que por cerca de 47 anos de dedicação aos trabalhos de infraestrutura da nossa querida Manaus, só temos a dizer que ele amava o que fazia, em nome da família agradeço ao prefeito Artur Virgílio por essa grande homenagem ao nosso pai – disse Gisele Fonseca, filha de Norman em seu pronunciamento durante a cerimônia.

Além da conclusão das obras da nova estrutura, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) implantou nova sinalização horizontal e reposicionou a sinalização vertical. O asfalto também recebeu linhas de bordo de pista, seccionadas, contínuas e de retenção, serviço completo da prefeitura municipal para homenagear um dos mais importantes colaboradores da sua história

É importante a gente reconhecer o que as pessoas fazem pela cidade de Manaus e ele foi uma pessoa que se dedicou a vida toda praticamente a construir e a melhorar o meio de vida da população – Norman Arruda, filho do homenageado e também colaborar da SEMINF assim como o pai.

Outra contribuição à obra é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), que realizou o paisagismo do canteiro central da via onde a ponte está instalada. Foram plantadas 686 mudas de espécies ornamentais, com flores e folhagens, o prefeito disse que a obra finalizada seria perfeita não fosse a ausência de Norman Arruda

– Essa é obra é quase perfeita, ela só não é perfeita por um detalhe muito simples: faltar o Seu Norman aqui para nos ajudar a comandar essa obra e a fazer dessa obra um modelo para outras que viram por isso ela tem o nome de quem faltou nela, tem o nome de quem não pode trabalhar nela, o nome do nosso maior tocador de drenagens, o nome do nosso maior tocador de obras, o nome do nosso melhor funcionário – disse o prefeito.

Sempre muito bem-disposto, Norman Arruda era reconhecidamente companheiro, humilde e trabalhou anonimamente em prol de comunidades. Seu falecimento ocorreu em 3 de setembro de 2016, após complicações cardíacas. Trabalhou efetivamente desde 1969, quando foi contratado pelo município como técnico em edificações. Estava na ativa até a sua repentina partida aos 68 anos de vida.// Luciano Farias

Roberto Brasil