Ponta Negra vai receber ações de combate à obesidade

By -

combate a obseidade (1)(1)A Prefeitura de Manaus vai promover neste domingo, 19, programação de combate à obesidade no Complexo Turístico Ponta Negra, próximo à área do anfiteatro. O evento será realizado por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e é organizado pela Associação dos Obesos do Amazonas. A programação será no horário das 8h às 13h.Durante a atividade, um grupo de seis nutricionistas da Semsa vai oferecer à população a avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como principal referência para a classificação das diferentes faixas de peso. Além da avaliação do peso e altura definida pelo IMC, também são utilizados como parâmetros para definir os riscos relacionados à obesidade fatores como a circunferência abdominal e taxa de colesterol. Os profissionais da Semsa também irão oferecer orientação nutricional para os participantes.

A Associação dos Obesos do Amazonas está realizando o evento pelo segundo ano consecutivo com o objetivo de marcar o Dia Mundial de Combate à Obesidade, dia 11 de outubro. A primeira edição do evento reuniu cerca de mil pessoas no ano passado

A programação na Ponta Negra também terá distribuição de material educativo, aferição de pressão arterial e da glicemia capilar, exibição de vídeos educativos, academia funcional e entrega de suplementos alimentares.

Segundo dados da pesquisa em Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde em 2013, Manaus está em terceiro lugar entre as capitais com maior número de pessoas com obesidade, estimado em 19% da população adulta pesquisada.

Mario Dantas