Ponta Negra recebe melhorias para o aniversário de Manaus

By -

ponta-negra-reforma-1O Complexo Turístico Ponta Negra será um dos principais palcos para as comemorações dos 346 anos da capital, recebendo pela primeira vez o Boi Manaus, festa que comemora o aniversário da capital promovida pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). A animação no parque terá três trios elétricos no circuito Ponta Negra e no anfiteatro.

Além das atrações musicais e culturais, o parque contará com melhorias de infraestrutura. Novos mobiliários urbanos e  pelo menos cinco quiosques de alimentação serão instalados na segunda etapa do complexo turístico.

Cento e cinquenta e quatro bancos de madeira e alumínio, chegam para dobrar a capacidade de pessoas sentadas no espaço. Os bancos foram distribuídos em toda a extensão da Ponta Negra, nos calçadões, privilegiando áreas sombreadas e com vista ao rio Negro.

ponta-negra-reforma-3Dos bancos antigos, de madeira e ferro, uma parte não pode ser aproveitada, mas 80 unidades estão sendo reformadas e vão ser instalados nas galerias populares, dos Remédios, do Espírito Santo e no Shopping T4.

Devido à grande frequência de ciclistas no espaço, doze conjuntos de paraciclos também vão ajudar a melhorar a estrutura no parque, ficando próximos de quadras, quiosques e do anfiteatro, podendo atender a guardar cerca de cento e vinte e seis bicicletas.

Outra mudança já percebida no Complexo Turístico Ponta Negra é a substituição das espécies arbóreas definhadas e complementação da arborização, a fim de melhorar o sombreamento natural do parque. A previsão é plantar cento e treze novas árvores , de várias espécies, entre elas oitis, ipês roxos e amarelos, pau pretinhos, entre outros, valorizando a flora local. Nos últimos dias, o parque tem recebido as novas árvores e paisagismo, o que deve seguir até esta sexta (23). O local também terá cem novas lixeiras e até dezembro deverá ganhar a segunda academia ao ar livre, que será construída perto do antigo Local Casa de Praia. A primeira academia está em construção na segunda etapa, perto do quiosque de Choperia.

ponta-negra-reforma-2Praia da segunda etapa continua interditada

Por determinação do prefeito de Manaus, Artur Neto, a praia perene que está em obras ainda não será liberada até a conclusão dos trabalhos e só depois de serem feitos os testes necessários para garantir a segurança dos banhistas. O local continua cercado por tapumes, gradis e cerquites, além de avisos para segurança dos banhistas.

A Guarda Civil Metropolitana, Bombeiros e a Polícia Militar têm atuado na orientação aos banhistas que insistem em invadir a parte de areia que está interditada e ainda não foi entregue. O corpo de segurança tem trabalhado de forma constante para alertar a população da proibição, fazendo a retirada de quem invade o espaço.

Com o Corpo Permanente de Segurança em ação na Ponta Negra, os bombeiros delimitam as áreas de banho com boias, deixando margens de segurança para a população, apenas na praia liberada.

ponta-negra-reforma-4Até às 17h, o balneário tem a estrutura do Corpo Permanente, definido inclusive em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre a Prefeitura e o Ministério Público, que mantém no local salva-vidas, bombeiros e equipes de atendimento à saúde, de plantão. Depois desse horário, para a própria segurança do usuário, é proibido entrar no rio. Além disso, entrar na água à noite é uma pratica arriscada, que consta nos principais manuais de segurança de praias do País. As regras estão previstas no regulamento e nas normas de uso do Complexo Turístico da Ponta Negra. O ordenamento de praias é comum em outros Estados, como o Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, com regras e horários definidos para funcionamento.

Roberto Brasil