Policlínica Codajás faz entrega de 210 próteses oculares esta semana

By -

informa-blogdafloresta2014

A Policlínica Codajás, da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), está entregando esta semana, 210 próteses visuais, para pacientes inscritos no  Centro Especializado em Reabilitação Tipo III (CER III), que funciona na unidade. As entregas tiveram início na segunda-feira (15) e vão até esta quinta-feira (18).

De acordo com diretor da Policlínica, Fabio Manabu Shimizu, os beneficiados são pessoas que perderam o globo ocular e necessitam da prótese para manter a resistência dos músculos das pálpebras e o funcionamento das vias excretoras de lagrimas. Além disso, as próteses têm uma função estética que, segundo o diretor, influencia diretamente na forma como o paciente se relaciona com a sociedade.  

Ele frisa que pessoas com esse problema geralmente apresentam dificuldade em estabelecer vínculos afetivos porque carregam um sentimento de inferioridade e rejeição. “Esse serviço é essencial para melhorar a vida dessas pessoas”, disse.

O diretor da Policlínica Codajás, ressalta o caráter integral do CER III, enfatizando que a entrega de equipamentos é apenas parte do processo de atendimento. Segundo ele, a base do serviço é composta pelos módulos de ação Ocular, Auditivo, Ortopédico e Estomizado, por meio dos quais os usuários do serviço recebem o acompanhamento de equipe multiprofissional (médicos especialistas, enfermeiros, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e serviço social).  “O programa é executado sempre na perspectiva de atender melhor aos usuários que o buscam.

Supervisora do CER III, a enfermeira estomaterapeuta Josenira Almeida, explica que as pessoas com solicitação para próteses oculares e demais equipamentos disponibilizados pelo serviço, passam por uma avaliação multiprofissional, conforme o protocolo estabelecido pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), do Ministério da Saúde. Ao receber o equipamento prescrito pelo médico, o paciente tem toda a orientação sobre como utilizá-lo, além do acompanhamento durante o período de adaptação de uso.

Mario Dantas