Polícia Militar realizou apreensões e fiscalizações no fim de semana

By -

operacao-pm-humaitaA Polícia Militar do Amazonas, por meio das “Operações Presença XVII”, realizadas no último fim de semana (de 3 à 5/07), obteve saldo positivo nas ações. A operação coordenada pelo Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), foi realizada em todas as zonas da capital e nas cidades do interior do estado com objetivo de preservar a ordem pública e o meio ambiente na região Metropolitana de Manaus.

As unidades operacionais participantes foram o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Comando de Policiamento de Área (CPA) Norte, Sul, Centro-Sul, Leste, Oeste e Centro-Oeste, Força Tática, Companhias Interativas Comunitárias (CICOM’s), Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) e unidades administrativas. No interior, por meio de suas respectivas unidades.

No município de Coari, distante 362 km em linha reta de Manaus, a PM apreendeu 12 motocicletas irregulares que foram recolhidas ao parqueamento. Em Maués, há 356 km da capital, a operação apreendeu (03) três motocicletas, 40 veículos recolhidos, apreendeu (02) armas brancas, e efetuou (02) detenções. Já no município de Humaitá, 675 km de distância, foram abordadas 30 motocicletas, (15) carros e (08) bares.

operacao-pm-mauesNo município de Presidente Figueiredo, distante 107 km da capital, por meio da guarnição de viaturas 8021, 1597 e 1892 sob o comando do Sargento F. Lima, atenderam uma ocorrência no Centro do município, na qual foram detidos Reidner Jorge Carneiro Nunes, 18, e Elivelton Carneiro, 19, por porte ilegal de arma e tráfico de drogas. Os homens estavam numa pousada portando dois revólveres calibre 38, sendo um com a numeração raspada, e 100 porções de substância com aspecto de pasta base de cocaína, (03) balanças de precisão, além de (05) celulares, que foram apreendidos e levados à delegacia de polícia do município para os procedimentos legais.

Já em Itacoatiara, distante 277 km de Manaus, a guarnição de viaturas 0943 e 0685, sob comando do Sargento Arnaldo Borges, deteve Maria Souza de Campos, 39, e Ruth de Souza de Carvalho, 19, na rua Oscar Ramos, bairro Santo Antônio, naquele município, por tráfico de drogas. Com elas foram apreendidas 39 pedras de substâncias parecidas com oxi, (02) celulares, (01) colar, (02) brincos e uma quantia de R$ 1.119,50. AS mulheres foram apresentadas na delegacia de polícia para os procedimentos legais.

operacao-pm-passaros-silvestresOperações ambientais 

O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), realizou até 5 de julho (domingo), diversas apreensões. Entre elas, a de um gavião “carijó”, encaminhado a um refúgio de vida silvestre e uma cobra “sucuri”, que foi reinserida na natureza. Além disso, em uma feira municipal de Tabatinga, foram apreendidos 340 kg de carne de caça ilegal, de animais como paca, porco e pato do mato.

Foram resgatados ainda três pássaros curiós com anilhas, que eram empregados na atividade ilegal “passarinhar”, e o infrator conduzido ao 19º DIP. Outro animal silvestre resgatado foi um pássaro da espécime “curica de cabeça roxa”, nas proximidades do parque Samaúma, na zona Norte da cidade. Outra apreensão foi a de 8 metros cúbicos de madeira ilegal que era transportado em um caminhão baú, cor azul e placas MXO 5469, na AM-070, sem o documento de procedência. O infrator foi conduzido à 31ª Delegacia de Polícia de Iranduba.

operacao-pm-pescado-ilegal-1Policiamento em áreas comerciais e saídas de Manaus

Ocupação de áreas comerciais através de Policiamento Ostensivo Geral (POG) a pé e motorizado, patrulhamento nos principais corredores viários da capital e ações de visibilidade e relacionamento comunitário através do Ponto Relacionamento Comunitário e Visibilidade (PRCV), barreiras itinerantes e fiscalizações nas entradas e saídas da cidade, como na ponte Rio Negro, nas estradas AM-010 e na BR-319, pontos de grande movimentação de entradas e saídas de pessoas.

Dentro da “Operação Presença XVII” foram realizadas ações nos presídios com a “Operação Cadeado” com barreiras itinerantes na BR-174 e região do Puraquequara, na zona Leste, próximos aos complexos penitenciários.

Abordagem e fiscalização

A “Operação Catraca” e “Operação Presença” tem como prioridade a abordagem a coletivos e motocicletas, e veículos suspeitos. Atuaram com barreiras itinerantes ou bloqueios viários em pontos estratégicos onde as estatísticas de roubos e furtos têm ocorrido com frequência, baseados em dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

operacao-pm-coariNa opinião do Subcomandante de Policiamento Metropolitano (CPM), Coronel Cláudio Silva, que reponde interinamente pela chefia do CPM, desde que as operações foram desencadeadas pela Polícia Militar, os resultados apresentados foram positivos em termos de redução da criminalidade, recuperação de veículos roubados e no combate ao tráfico de drogas, tanto na capital, quanto nos municípios do interior.

“Por meio das várias ações que integram as operações Presença e Catraca, temos conseguido obter resultados positivos, pois, conseguimos combater a criminalidade em Manaus e nos municípios do interior, com ações efetivas e intensas. Além de coibirmos o tráfico de drogas nas regiões potenciais à pratica, também temos obtido resultados satisfatórios na recuperação de veículos roubados na capital e que são mandados para as cidades do interior. Por isso intensificamos as ações policiais”, destacou.

Roberto Brasil