Polícia Militar realiza Solenidade alusiva aos 178 anos da PMAM e homenagem a Tiradentes

By -

pmam-178-anosA Polícia Militar do Amazonas realiza nesta quinta – feira (23) Solenidade Militar alusiva aos 178 anos da Instituição. O evento homenageará, também, o Patrono das Polícias Militares, Alferes Joaquim José da Silva Xavier também conhecido como “Tiradentes”. A solenidade será realizada às 19h, no pátio do Comando Geral da Polícia Militar, no bairro Petrópolis.

Na ocasião, policiais militares da PMAM, oficiais e praças de outras instituições militares e autoridades civis, serão agraciados por seus serviços prestados a Polícia Militar do Amazonas e a comunidade. Suas qualidades e valores foram avaliados pela Corporação ao merecimento da comenda “Medalha Tiradentes”, a maior honraria concedida pela Polícia Militar do Amazonas, além das medalhas “Tempo de Serviço”, “Mérito Policial”, “Mérito Ajuricada”, “Mérito Cruz de Bravura” e “Diploma de Honra ao Mérito”, concedidas para distinguir os policiais militares e autoridades civis por suas ações no decorrer da atividade profissional.

A solenidade comemora uma data de grande importância para a história do Brasil, além de reverenciar “Tiradentes” em um momento histórico a ser lembrado com o intuito de desenvolver o espírito e o sentimento de civismo na tropa da Polícia Amazonense e na sociedade. No evento estarão presentes todas as tropas da Polícia Militar do Amazonas, do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Policiamento do Interior (CPI) e Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb).

Tiradentes é o maior herói brasileiro da história. A sua dedicação e o seu amor à pátria fizeram com que tivesse papel de destaque entre todos os outros que tombaram nas revoltas que almejaram a Independência do Brasil. Pelo fato de ter mostrado grande bravura e exercer sua atividade nas milícias que cuidavam da ordem pública na época do Brasil Colônia, fora aclamado como patrono das polícias do Brasil.

Roberto Brasil